Práticas Integrativas e Vivências em Arteterapia no Atendimento a Pacientes Oncológicos em Hospital Terciário
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v3i1.4458Resumo
Objetivo: Relatar a experiência de vivencias de Arteterapia com grupo de pacientes com câncer, durante sessões de quimioterapia em um hospital universitário visando promover bem-estar, elevar a autoestima, diminuir o estresse e a ansiedade, tornando o processo terapêutico mais humanizado. Método: As sessões de Arteterapia foram realizadas entre os meses de abril a julho de 2017, contando com a participação de 30 (trinta) pessoas (pacientes e acompanhantes) cada sessão, com as seguintes etapas: apresentação da proposta de atividade, leitura de texto, conto ou história para sensibilização, seguida de algumas perguntas que indicassem o entendimento; orientação para a realização da atividade; fechamento com a partilha da experiência. Resultados: Foi possível perceber através das falas dos participantes, o bem-estar promovido e a melhora na ansiedade. A utilização da Arteterapia durante as sessões trouxe benefícios aos pacientes e seus acompanhantes, segundo os relatos dos mesmos, incentivando a continuidade da utilização desse recurso como forma de contribuir com a humanização da assistência prestada pelo serviço. Conclusões: São necessários outros estudos que avaliem os resultados e impactos para os usuários e seus acompanhantes, legitimando a introdução das práticas integrativas, no caso a Arteterapia, nos serviços de saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.