Lesões no Colo Uterino sob Visão Colposcópica: Achados Anatomopatológicos em Serviço Ginecológico
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v3i3.5545Resumo
Objetivo: Avaliar o anatomopatológico obtido através da classificação colposcópica da zona de transformação e o resultado da colposcopia, citologia e biópsia prévios e em seguimento por 6 e 12 meses após o tratamento. Método: Trata-se de um estudo epidemiológico, transversal e retrospectivo, com amostra obtida através de prontuários e laudos de anatomopatológico de pacientes mulheres maiores de 18 anos, atendidas no ambulatório de Patologias do Trato Genital Inferior de um hospital universitário no período compreendido entre janeiro de 2012 a dezembro de 2016, que realizaram conização para tratamento de lesão de alto grau de colo uterino e que possuam dados de citologia, colposcopia, biópsia e anatomopatológico descritas no prontuário. Resultados: Os resultados encontrados nessa pesquisa, apresentam concordância com outros estudos realizados na literatura. A amostra compreende-se mulheres portadoras de Lesão Intraepitelial de Alto Grau, na sua maioria entre a faixa etária de 30 e 40 anos. Depreende-se também, alta associação entre a multiparidade com as lesões de alto grau e baixa significância na discordância entre os métodos diagnósticos avaliados. Conclusão: A detecção e o tratamento adequado das lesões precursoras é a base para o controle da doença. Sendo assim, são necessários esforços para melhorar a sensibilidade e especificidade testes diagnósticos, assim como para aumentar a conscientização das mulheres sobre os fatores de exposição ao HPV e a necessidade de adesão aos programas de controle.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.