Informatização como Ferramenta de Organização do Trabalho em Unidade Básica de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v3i2.6238Resumo
Objetivo: Propor a informatização dos processos de trabalho da farmácia e do setor de marcação de uma Unidade de Saúde da Família em Arapiraca AL. Método: Trata-se de um projeto de intervenção que propõe a implementação do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica com orientação da Central de Abastecimento Farmacêutico da cidade e a construção de uma planilha modelo, no programa Excel ®, para a gestão das listas de espera de consultas e exames. Nela conterá a identificação do paciente, agente de saúde responsável pela área, procedimento requerido e data de entrega da guia. Resultado: Espera-se que a utilização do Hórus na unidade permita a dispensação de medicações de uso contínuo e crônico num período de 6 meses, além de proporcionar uma forma de avaliação contínua dos pacientes pertencentes a programas como o HIPERDIA. Durante o processo de construção das planilhas identificou-se uma longa lista de espera por procedimentos complexos como ressonância nuclear magnética e ultrassonografias de mama. Isto facilitará o trabalho dos servidores e garantindo maior segurança e agilidade no atendimento ao público. Além disso, espera-se permitir estudos e delimitação das necessidades da unidade, colaborando com a elaboração dos parâmetros de avaliação da qualidade da assistência farmacêutica, resolutividade da atenção básica e da garantia de integralidade do SUS. Conclusão: A informatização dos processos de trabalho da unidade contribuirá na melhor organização dos setores, facilitando o trabalho dos servidores e garantindo maior segurança e agilidade no atendimento ao público.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.