Antibióticos nas Fases Iniciais da Vida: Um Precursor da Obesidade Infantil
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v4i1.6494Resumo
Objetivo: Integrar a produção científica sobre o uso de antibióticos nas fases iniciais da vida e sua relação com a obesidade infantil. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática integrativa. Os descritores estruturados no DECS, Pediatric Obesity, Antibiotic e Dysbiosis foram utilizados nas varreduras das seguintes bases de busca: BVS, Wiley; ScienceDirect; PubMed; SciELO e LILACS. O período de coleta dos dados compreendeu os meses de abril e maio de 2018. Adotou-se como critérios de inclusão: texto completo (free) publicado nos anos de 2014 a 2018, do tipo: artigo original e de revisão, artigo na imprensa, recurso, editorial, perspectiva e pesquisa transacional. Enquanto que os critérios de exclusão foram: livros, monografias, Trabalho de Conclusão de Curso, resumos, teses e dissertações; além de artigos que não contemplavam a relação entre o uso materno, no pré-natal, e/ou infantil de antibióticos com o desenvolvimento da obesidade infantil. Resultados: Analisou-se 126 trabalhos. Entretanto, obedeceram aos critérios de inclusão, apenas, 24 artigos científicos, sendo submetidos às seis etapas da revisão integrativa. Entre os quais, 14 eram estudos primários e 10 eram de revisão. As categorias temáticas desenvolvidas a partir da análise dos trabalhos foram: 1- Efeitos benéficos da amamentação na microbiota intestinal e perda do efeito metabólico protetor do leite materno devido ao uso de antibióticos; 2 - Disbiose da microbiota intestinal induzida pelo uso de antibióticos e sua influência no desenvolvimento da obesidade na infância; 3 - Exposições aos antibióticos nas fases iniciais da vida e suas relações com o sobrepeso e com a obesidade. Conclusão: Os médicos devem atentar as consequências, como a obesidade infantil, da prescrição de antibiótico nas fases iniciais da vida e considerar este problema como uma nova e séria razão para avaliar criteriosamente os riscos em longo prazo e benefícios em curto prazo da antibioticoterapia voltada para o público infantil.
Descritores: Amamentação; Antibiótico; Disbiose; Obesidade Infantil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.