Comportamento Sexual de Universitárias da Área da Saúde
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v4i1.7780Resumo
Objetivo: avaliar o comportamento de jovens universitárias da área da saúde em relação ao uso de métodos contraceptivos e à prevenção contra DST. Método: trata-se de um estudo transversal, analítico e quantitativo. Os dados foram coletados nos cursos de Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Medicina do campus da Universidade Federal de Alagoas, em 2015, e contou com 279 estudantes. Resultados: do total, 68,5% apresentavam vida sexual ativa; 73,8% relataram realizar sexo oral sem preservativo; o condon foi o método mais utilizado (57,4%). Observou-se uma substituição da camisinha masculina pela pílula anticoncepcional com a idade. Foi encontrada associação estatística (p= 0,006) entre idade e realização de sexo vaginal sem preservativo de barreira. Conclusão: assim, as universitárias pesquisadas apresentam comportamento de risco para a gravidez e aquisição de DST, levando à suposição de que conhecimento sobre o tema não é suficiente para reduzir a exposição a práticas sexuais de risco.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.