Roda de Conversa como Estratégia para Gestão e Educação Permanente em Saúde
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v4i2.7819Resumo
A roda de conversa tem se disseminado como estratégia potencialmente inovadora no trabalho em saúde. Assim, é relevante expor experiências em que seu uso contribua para modos de trabalho, formação e gestão mais democráticos e produtores de saúde. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência de utilização das rodas de conversa no contexto de trabalho do Sistema Único de Saúde, junto a equipes do Núcleo ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica em um município do nordeste brasileiro, como forma de fomentar a discussão dos processos de trabalho e a gestão destes. Foi uma experiência que integrou ensino e serviço de saúde, tendo sido disparada durante uma disciplina sobre humanização da saúde em um mestrado de ensino na saúde. Utilizar as rodas de conversa no serviço de saúde abriu um espaço de diálogo e alternativa para a gestão do trabalho, além de possibilitar aprendizagens por meio de troca de experiências e reflexões críticas sobre a atuação em saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.