PROMOÇÃO DA SAÚDE DE DEPENDENTES QUÍMICOS: A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO ATIVO

Autores

  • Teliane Lima Baptista Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Jucelia Gonçalves de Souza Alves
  • Suely do Nascimento Silva Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Tereza Angélica Lopes de Assis Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Resumo

Objetivo: descrever as atividades de educação em saúde realizadas com indivíduos em processo de reabilitação química, enfatizando a relevância da promoção da saúde na construção do sujeito ativo. Método: trata-se de um relato das experiências vivenciadas pelo Projeto de Extensão “Promoção da Saúde de Dependentes Químicos” durante o período de 2016 a 2017; articulado a pesquisa bibliográfica, recorrendo a autores que partem da concepção ampliada de saúde; e a pesquisa documental, com a análise da Política Nacional de Promoção de Saúde e de dados referentes a pesquisas realizadas por algumas instituições. Foram desenvolvidas ações, por meio de oficinas, dinâmicas, atividades físicas e roda de conversas, conforme os aspectos colocados pelos usuários e/ou realidade como mais relevantes e que interferem, direta ou indiretamente, no processo de tratamento: suicídio, depressão, infecções sexualmente transmissíveis etc. Resultados: Por meio das ações fortalecia-se a subjetividade, as relações pessoais e sociais, aumentando a autonomia dos sujeitos, permitindo-os debater, refletir e construir conhecimentos relevantes para a manutenção do próprio bem-estar ao longo do curso da vida, de modo a promover saúde. Conclusões: Compreendeu-se, então, que as ações empreendidas permitiram, por um lado, a construção de agentes consciente no desenvolvimento de competências a fim de melhorar a sua qualidade de vida, e por outro a sua autopercepção enquanto sujeito de direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teliane Lima Baptista, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Pós-Graduada em Gerontologia Social pela UFAL.

Jucelia Gonçalves de Souza Alves

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitario Tiradentes (UNIT). Pós-graduanda em saude mental pela Faculdade Dom Alberto.

Suely do Nascimento Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestre em Saúde Pública pela UFSC.

Tereza Angélica Lopes de Assis, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestranda em Ensino em Saúde.

Downloads

Publicado

2020-01-12

Como Citar

Baptista, T. L., de Souza Alves, J. G., Silva, S. do N., & de Assis, T. A. L. (2020). PROMOÇÃO DA SAÚDE DE DEPENDENTES QUÍMICOS: A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO ATIVO. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 4(3), 1271–1280. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/nuspfamed/article/view/8432

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA