PROMOÇÃO DA SAÚDE DE DEPENDENTES QUÍMICOS: A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO ATIVO
Resumo
Objetivo: descrever as atividades de educação em saúde realizadas com indivíduos em processo de reabilitação química, enfatizando a relevância da promoção da saúde na construção do sujeito ativo. Método: trata-se de um relato das experiências vivenciadas pelo Projeto de Extensão “Promoção da Saúde de Dependentes Químicos” durante o período de 2016 a 2017; articulado a pesquisa bibliográfica, recorrendo a autores que partem da concepção ampliada de saúde; e a pesquisa documental, com a análise da Política Nacional de Promoção de Saúde e de dados referentes a pesquisas realizadas por algumas instituições. Foram desenvolvidas ações, por meio de oficinas, dinâmicas, atividades físicas e roda de conversas, conforme os aspectos colocados pelos usuários e/ou realidade como mais relevantes e que interferem, direta ou indiretamente, no processo de tratamento: suicídio, depressão, infecções sexualmente transmissíveis etc. Resultados: Por meio das ações fortalecia-se a subjetividade, as relações pessoais e sociais, aumentando a autonomia dos sujeitos, permitindo-os debater, refletir e construir conhecimentos relevantes para a manutenção do próprio bem-estar ao longo do curso da vida, de modo a promover saúde. Conclusões: Compreendeu-se, então, que as ações empreendidas permitiram, por um lado, a construção de agentes consciente no desenvolvimento de competências a fim de melhorar a sua qualidade de vida, e por outro a sua autopercepção enquanto sujeito de direito.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.