A ENFERMAGEM ONCOLÓGICA NOS CUIDADOS PALIATIVOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v5i1.9347Resumo
Objetivo: analisar nas bases de dados da literatura científica, no período de 2015 a 2019, sobre a assistência da equipe de Enfermagem nos cuidados paliativos ao paciente oncológico considerando a doença e a iminência de morte. Método: Este estudo consiste numa Revisão Sistemática Integrativa, levantamento bibliográfico foi realizado de maio a julho de 2019, buscando artigos indexados nas bases de dados Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scielo, Portal Capes, Science direct, Pubmed, Wiley. Foram encontrados 18 artigos que se enquadravam na temática estabelecida. Resultados: os resultados apontam a importância de promover uma assistência de enfermagem planejada e individualizada no cuidar desses pacientes, aprofundar a temática em cuidados paliativos na graduação dos Enfermeiros, a utilização positiva de modelos alternativos na promoção do conforto e a relação positiva entre profissional e paciente. Conclusões: A equipe multidisciplinar e interprofissional têm um papel de extrema importância junto ao paciente oncológico em cuidados paliativos, discutindo e promovendo planos de cuidados individualizados garantindo uma melhor assistência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.