LA LUDICITÀ COME MECCANISMO DEL PROCESSO DI ALFABETIZZAZIONE: UN PREGIUDIZIO VERSO LA LETTURA E LA SCRITTURA

Autori

  • Erika da Silva Brito Soares Soares UNEAL

Abstract

O presente trabalho busca refletir sobre a ludicidade e sua abordagem pedagógica na qual utilizam jogos, brincadeiras e atividades como instrumento de aprendizagem durante a alfabetização. Sendo assim, a pesquisa objetiva analisar os mecanismos da aquisição das habilidades lúdicas como jogos, músicas, histórias entre outras que facilita no processo de aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, as atividades lúdicas têm o intuito de proporcionar a autonomia, as habilidades cognitivas, motoras, sociais, emocionais, fortalecer a autoestima e promover interação por meio da curiosidade e criatividade entre os alunos. Desse modo, a fundamentação teórica tem como sustentação teórica os autores Vygotsky (1998), Soares (2003), Piaget (1971) e outros que tratam do assunto. A   metodologia utilizada para a pesquisa foi uma revisão bibliográfica que contou com 8 artigos que tratam da temática, sendo que este texto possui uma abordagem de cunho qualitativo. Diante disso, evidenciou-se que a criança aprende com uma maior intensidade por meios das estratégias que envolvem o lúdico e que proporcionam prazer nas crianças.

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Pubblicato

2024-09-11

Come citare

Soares, E. da S. B. S. (2024). LA LUDICITÀ COME MECCANISMO DEL PROCESSO DI ALFABETIZZAZIONE: UN PREGIUDIZIO VERSO LA LETTURA E LA SCRITTURA. Revista OPTIE - Observatório De Pesquisa, Tecnologia E Inovação Na Educação Básica , 3(1). Recuperato da https://seer.ufal.br/index.php/observatpesqtecneinvnaeduc/article/view/16788

Fascicolo

Sezione

Resumo Expandido