LA LUDICITÀ COME MECCANISMO DEL PROCESSO DI ALFABETIZZAZIONE: UN PREGIUDIZIO VERSO LA LETTURA E LA SCRITTURA
Abstract
O presente trabalho busca refletir sobre a ludicidade e sua abordagem pedagógica na qual utilizam jogos, brincadeiras e atividades como instrumento de aprendizagem durante a alfabetização. Sendo assim, a pesquisa objetiva analisar os mecanismos da aquisição das habilidades lúdicas como jogos, músicas, histórias entre outras que facilita no processo de aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, as atividades lúdicas têm o intuito de proporcionar a autonomia, as habilidades cognitivas, motoras, sociais, emocionais, fortalecer a autoestima e promover interação por meio da curiosidade e criatividade entre os alunos. Desse modo, a fundamentação teórica tem como sustentação teórica os autores Vygotsky (1998), Soares (2003), Piaget (1971) e outros que tratam do assunto. A metodologia utilizada para a pesquisa foi uma revisão bibliográfica que contou com 8 artigos que tratam da temática, sendo que este texto possui uma abordagem de cunho qualitativo. Diante disso, evidenciou-se que a criança aprende com uma maior intensidade por meios das estratégias que envolvem o lúdico e que proporcionam prazer nas crianças.