COMO UM LIVRO SENDO RELIDO:
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O CLUBE PET DE LEITURA
Palabras clave:
PET Letras Ufal. Clube PET de Leitura. LiteraturaResumen
O Clube PET de Leitura é uma atividade que foi construída pelo PET Letras Ufal, em 23 de abril de 2019, idealizada como um clube de leitura coletiva que visava a criação de um ambiente, dentro da Universidade Federal de Alagoas, aberto ao compartilhamento de experiências com textos literários. Ele foi guiado pela ideia de literatura como uma necessidade universal de caráter humanizador (CANDIDO, 1995); como espaço que permite entender que cada um é diferente do outro (MACHADO, 2011); e pela ideia de leitura como processo coletivo de produção de sentido do texto (TRAGINO, 2013). Este trabalho diz respeito ao nosso relato de experiência enquanto dois integrantes discentes egressos do grupo acerca dessa atividade, tomando como base os dois anos de desenvolvimento e realização em que nós participamos como bolsistas. Descrevemos a atividade, relatamos o primeiro ciclo e seu caráter experimental, o segundo ciclo e as adaptações que surgiram em um contexto pandêmico e destacamos as suas contribuições.
Descargas
Citas
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 3 ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
FUNKE, Cornelia. Sangue de tinta. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
MACHADO, Ana Maria. Silenciosa algazarra: reflexões sobre livros e práticas de leituras. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
TRAGINO, Arnon. O leitor, a leitura, o livro e a literatura na estética da recepção e na história cultural. Revista Mosaicum, n. 18, 2013. Disponível em: <https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/219>. Acesso em: 28 May 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Anderson da Silva Pereira, Rafael Lima Lobo dos Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).