AS COTAS RACIAIS E O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR EM DEBATE NO BRASIL: UMA INVESTIGAÇÃO SEMÂNTICO-DISCURSIVA À LUZ DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO
Abstract
Objetivamos, neste artigo, por uma abordagem semântico-discursiva à luz da Análise Crítica do Discurso – devorante ACD –, fazer uma averiguação acerca de discursos contrários e opressores ao sistema de cotas raciais para o ensino superior público brasileiro. Tal análise será feita em cima das materialidades discursivas encontradas no vídeo Cotas Raciais, do canal do Youtube TVE – Debates. Mediante a análise feita, constatamos que os discursos contrários à ação afirmativa de cotas carregam marcas de poder e dominação ideológica que normalizam o fato de os negros serem socialmente desvalorizados e desprivilegiados em relação aos brancos.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARBACHE, Ana P. R. B. A política de cotas raciais na universidade pública brasileira: um desafio ético. 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
CAETANO, Paulo H. A palavra-chave racismo e suas relações lexicais: uma análise crítica dos discursos sobre relações raciais brasileiras em corpus de jornal impresso. 2007. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.
DAFLON, Verônica T.; FERES JÚNIOR, João; CAMPOS, Luiz A. Ações Afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: um panorama analítico. Cadernos de Pesquisa, vol. 43, n. 148, São Paulo, 2013. p. 302-327.
FALCONE, Karina. A legitimação e processo de categorização social. Veredas, vol. 1, Juiz de Fora, 2011, p. 16-31.
MUNANGA, Kabengele. Políticas de ação afirmativa em benefício da população negra no Brasil: um ponto de vista em defesa das cotas. Sociedade e Cultura – Revista de Ciências Socais, v. 4, n. 2, Goiás, 2001, p. 31-34.
NAIFF, Denis G. M.; NAIFF, Luciene A. M.; SOUZA, Marcos A. de. As representações socais de estudantes universitários a respeito das cotas para negros e pardos nas universidades públicas brasileiras. Estudos e Pesquisas em Psicologia, vol. 9, n. 1, Rio de Janeiro, 2009, p. 219-232.
PEREIRA, Ilídio M. O discurso sobre a política de cotas raciais no jornalismo online. Revista Fronteiras – Estudos Midiáticos, vol. 10, n. 3, São Leopoldo, 2008, p. 173-183.
VAN DIJK, Teun A. Discurso e cognição na sociedade. Ficheiro de Provas – Revista Portuguesa de Humanidades, vol. 19, n. 1, Porto, 2015, p. 19-52.
______. Discurso e poder. / Teun A. van Dijk; Judith Hoffnagel, Karina Falcone, organização. 2. ed. – São Paulo: Contexto, 2010.
______. Semántica del discurso e ideología. Discurso & Sociedad, vol. 2(1), Barcelona, 2008, p. 201-261.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).