Sustentabilidade da Liquidez no Setor da Moda do Brasil: antes e durante a Covid-19

Autores

  • Nadielli Maria dos Santos Galvão Universidade Federal de Sergipe, campus de Itabaiana.

Resumo

O objetivo do estudo foi verificar os valores dos Indicadores de Eficiência Financeira e de Sustentabilidade da Liquidez, antes e após a Covid-19, nas empresas do setor da moda no Brasil listadas na B³. A realização se deu por meio de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, valendo-se da lógica dedutiva, com análise documental dos demonstrativos contábeis de 5 empresas do setor supracitado, entre os anos de 2019 e 2020, calculando-se os indicadores delineados na pesquisa. Como principais resultados tem-se que a liquidez das empresas analisadas, no que tange aos índices corrente e seca, estava sempre acima de 1, tanto no ano de 2019 como 2020, apesar da crise decorrente da Covid-19. No que tange à Sustentabilidade da Liquidez, todas as empresas obtiveram índices acima de 1, tanto no indicador que considerava a liquidez corrente bem como aquele que utilizava a liquidez seca, o que colocou todas as organizações em uma situação confortável, considerando os parâmetros estabelecidos. Com isso, o estudo contribuiu para ampliar a literatura sobre a temática, visto que esta é carente de trabalhos que discutam os aspectos financeiros das organizações objeto deste estudo, ao passo que proporcionou uma compreensão da situação de tais empresas em um momento de dificuldades econômicas a nível mundial.

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Biografia do Autor

Nadielli Maria dos Santos Galvão, Universidade Federal de Sergipe, campus de Itabaiana.

Professora do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Sergipe, campus de Itabaiana.

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Publicado

2022-09-19

Edição

Seção

Contabilidade, Controladoria e Finanças