Tecnologias de Ensino Remoto e Adaptabilidade: Um Estudo Aplicado aos Docentes e Discentes em Relação ao Semestre Suplementar 2020.3 do Curso de Graduação Presencial em Ciências Contábeis da UFPE

Autores

  • Danilo Balduino UFPE
  • Rodrigo Vaz

Resumo

Sabe-se que o desenvolvimento tecnológico traz consigo uma série de mudanças e desafios. A utilização de tecnologia para o ensino está cada vez mais popularizada e mais inserida no ensino, principalmente superior. No entanto, no ano de 2020 o mundo se viu completamente refém do novo coronavírus e muitas IES tiveram que adaptar seu modelo de ensino ao ensino remoto, fazendo com que os professores e alunos fossem impelidos a utilizar o ensino remoto. Partindo dessa situação, esta pesquisa teve como propósito entender quais eram as ferramentas tecnológicas adotadas pelos professores e se havia conhecimento e qual a adaptabilidade que os docentes e discentes tiveram. O objetivo geral é identificar quais as ferramentas tecnológicas que foram utilizadas pelos docentes que estão ministrando aulas aos estudantes do curso presencial de Ciências Contábeis da UFPE, bem como o nível de adaptabilidade dos professores e alunos quanto ao uso de tais ferramentas no semestre suplementar 2020.3. A pesquisa se torna relevante na medida em que poderá aferir se há qualidade no ensino e traz em discussão uma temática dentro de um cenário totalmente atípico e leva em consideração a urgência de reinvenção. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de campo, indutiva e multi-metodológica. Após análise das respostas foram verificadas as tecnologias utilizadas pelos docentes, bem como seu conhecimento e adaptabilidade, 81,8% e 100%, respectivamente; e o conhecimento e adaptabilidade dos discentes, 75% e 81,8%, respectivamente.

Palavras-chaves: Educação contábil. Ensino remoto. Ensino a distância. Covid-19.

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Publicado

2022-09-19

Edição

Seção

Contabilidade, Controladoria e Finanças