Análise da balança comercial da região nordeste no ano de 2019

Autores

  • Rebeca Silva Barroso

Resumo

O presente trabalho examina os movimentos do saldo da Balança Comercial nordestina ao longo dos anos, através de dados obtidos no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic). Além disso, especifica os motivos para tais resultados e cita os principais produtos exportados e importados pela Região, realizando uma análise por estado, ressaltando também, a necessidade desse registro de transações comerciais que impactam a região observada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRUE, Stanley. História do Pensamento Econômico. São Paulo: Thomson Learning, 2006.

Comissão Econômica para América Latina e o Caribe. Sobre a CEPAL. Disponível em: https://www.cepal.org/pt-br/cepal-0 . Acesso em: 19 de agosto de 2020.

IPEADATA. Taxa de câmbio comercial para venda: real (R$) / dólar americano (US$) - média. Disponível em: http://www.ipeadata.gov.br/ExibeSerie.aspx?serid=31924. Acesso em: 20 de agosto de 2020.

Ministério da Economia. Balança comercial brasileira: Acumulado do ano. Disponível em: http://www.mdic.gov.br/index.php/comercio-exterior/estatisticas-de-comercio exterior/balanca-comercial-brasileira-acumulado-do-ano. Acesso em: 20 de agosto de 2020.

Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Exportação e Importação Geral (vários anos). Disponível em: http://comexstat.mdic.gov.br/pt/geral/17709. Acesso em: 18 de julho de 2020.

Downloads

Publicado

2020-10-08

Edição

Seção

Artigos