https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/issue/feedLeitura2023-04-28T15:00:56-03:00Eliane Vitorino de Moura Oliveiraleitura.ufal@gmail.comOpen Journal Systems<p>A revista Leitura é o periódico científico quadrimestral do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas. <span style="color: rgba(0, 0, 0, 0.87); font-family: 'Noto Sans', -apple-system, BlinkMacSystemFont, 'Segoe UI', Roboto, Oxygen-Sans, Ubuntu, Cantarell, 'Helvetica Neue', sans-serif; font-size: 14px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: start; text-indent: 0px; text-transform: none; white-space: normal; widows: 2; word-spacing: 0px; -webkit-text-stroke-width: 0px; background-color: #ffffff; text-decoration-thickness: initial; text-decoration-style: initial; text-decoration-color: initial; display: inline !important; float: none;">A revista possui dois números de ISSN: 2317-9945 (on-line) e 0103-6858 (físico), e recebeu, no quadriênio 2017-2020, o qualis A3.</span> Seu objetivo é disseminar a informação científica em suas áreas de abrangência, contribuindo para a construção do conhecimento. </p>https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/15448Expediente2023-04-28T14:52:33-03:00Eliane Vitorino de Moura Oliveiraeliane.oliveira@arapiraca.ufal.brKall Lyws Barroso Saleskall.salles@fale.ufal.br2023-04-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/13685Efeito Münchhausen e processos de subjetivação no discurso midiático sobre o empreendedorismo2023-03-02T23:10:40-03:00Carolina Fernandescarolinafernandes@unipampa.edu.brWendell Robertt Silva Freitaswendellfreitas.aluno@unipampa.edu.br<p>O artigo busca compreender, através da Análise do Discurso de vertente Materialista, o funcionamento do discurso midiático sobre o empreendedorismo. Para isso, analisamos materialidades textuais jornalísticas e publicitárias direcionadas a possíveis empreendedores. Nas análises, interessou-nos compreender o modo como os textos produzem sentidos para a prática do empreendedorismo e, assim, discursivizam o lugar do sujeito-empreendedor. Em nosso dispositivo teórico-analítico, mobilizamos as noções de <em>discurso</em>, <em>sujeito</em>, <em>esquecimento</em>, <em>formação ideológica</em> e <em>formação discursiva</em>. Por fim, as análises nos possibilitaram compreender que o discurso reproduzido pela mídia se insere em uma formação discursiva pró-empreendedorismo determinada por uma formação ideológica Neoliberal que atua de forma a produzir a ilusão de autonomia do sujeito, reforçando a lógica do efeito <em>Münchhausen </em>sob a qual o sujeito-empreendedor ergue a si e seu negócio por sua própria criatividade e esforços, independendo do contexto sócio-histórico em que esteja inserido.</p>2023-04-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/13566O discurso feminista nas ruas de Córdoba: análises de pichações2023-04-01T18:19:47-03:00Camilla Cruzcamillcruz@gmail.com<p>Neste artigo, pretendo compreender como o discurso feminista de pichações se manifesta nas ruas da cidade argentina de Córdoba. Atualmente, os movimentos feministas permeiam a sociedade para lutar pela equidade de direitos entre os gêneros. Dessa forma, é importante atentar para as pichações, pois significam uma forma de luta na urbe, visto que o sujeito feminista produz sentidos ao expressar-se no espaço urbano onde transita. Por isso, busco refletir sobre os efeitos de sentido produzidos no discurso da cidade, lugar onde os sujeitos-feministas manifestam suas vozes anonimamente. Neste sentido, com base na Análise do Discurso francesa, analiso fotografias autorais de pichações de Córdoba que podem expressar uma ideologia feminista. O aporte teórico desta pesquisa se baseia nos estudos dos seguintes analistas de discurso: Pêcheux (1990, 1999, 2014) e Orlandi (2001, 2004, 2009). As pichações selecionadas para esta pesquisa ressoam discursos de luta feminista passageiros e anônimos, que se materializam na urbe. Por onde passamos, há discursos que podem desaparecer e/ou ser transcritos em momentos indeterminados, por sujeitos desconhecidos. Finalmente, é possível considerar que os discursos feministas cordobenses podem demonstrar a produção de efeitos de sentido no espaço urbano sobre o aborto, a violência de gênero e o combate ao machismo.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Discurso urbano. Discurso feminista. Pichação. Análise do Discurso</p>2023-04-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/13715Alto rendimento e/ou superação? Os sentidos de jogos e atletas paralímpicos no/pelo jornal Folha de S. Paulo2023-03-27T10:04:43-03:00Clevisvaldo Limaklevislima@hotmail.com<p>Buscamos com esse trabalho, sob a perspectiva teórico-metodológica da análise de discurso materialista, e fundamentado em autores como Michel Pêcheux e Eni Orlandi, analisar o discurso sobre os atletas paralímpicos e sobre os Jogos paralímpicos de verão a partir da cobertura desse evento pelo jornal Folha de S. Paulo, a fim de compreender o modo como as Paralimpíadas e os atletas paralímpicos são discursivizados no/por esse periódico. Para tanto, tomamos como corpus de análise as matérias da/na Folha acerca dos Jogos Paralímpicos de Atenas- 2004, Pequim-2008, Londres-2012, Rio-2016 e Tóquio-2020. A partir da análise dos recortes pudemos explicitar o modo como o discurso sobre os atletas paralímpicos e sobre as Paralimpíadas que circulam no/pelo jornal Folha de S.Paulo, atravessados por um discurso econômico, (re)atualizam pré-construídos que significam os Jogos não como um evento esportivo de alto rendimento, mas como um evento de superação da deficiência. No/por esse modo de significação, os atletas paralímpicos não seria atletas de alta performance, mas exemplos exitosos de pessoas com deficiência que superaram, pelo esporte, as limitações impostas no/por seus corpos.</p>2023-04-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/14145A resistência literária da mulher preta na busca do seu lugar na universidade: análise discursiva da poesia Universo das Saias, de Elizandra Souza2023-03-04T19:17:18-03:00Liliane Rodrigues de Albuquerque Alvimlilianealvim@gmail.com<p align="justify"><span style="font-family: Garamond, serif;"><span style="font-size: medium;">Procuramos refletir neste artigo acerca da resistência política da mulher preta a partir da literatura como meio de luta contra a segregação e a desigualdade, em um contexto brasileiro de fissuras socioeconômicas e de gênero, que relega historicamente a ela um lugar de constante tentativa de subjugação pela sociedade – heranças coloniais e patriarcais. O acesso à universidade se apresenta a essa mulher como uma das únicas formas de mobilidade social e de ocupação de espaços de poder, essencialmente preenchidos por homens brancos. Mobilizando noções da análise de discurso de Michel Pêcheux, de viés materialista, percebemos marcas na materialidade discursiva que apontam que a ferida da escravidão se encontra aberta e sangrando no Brasil, mas que existe, também, esperança de mudança a partir da educação universitária. Esses efeitos de sentido demonstram uma formação discursiva que não se enquadra à ideologia da extrema direita, dominante na época da publicação da obra e até o momento no poder, mas, apesar disso, percebemos no discurso da poeta fragmentos dessa ideologia em algumas escolhas lexicais, o que demonstra a efetividade do ideológico no assujeitamento dos sujeitos e a manutenção de uma (falsa) transparência de discursos machistas e conservadores, interessantes à classe dominante.</span></span></p>2023-04-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/15119Observação em estágio supervisionado de língua espanhola: reflexões dos agentes envolvidos2023-04-01T18:48:17-03:00Jozefh Fernando Soares Queirozjozefh.queiroz@fale.ufal.br<p>O estágio supervisionado é um marco significativo na formação dos estudantes de licenciatura, por se tratar do mais evidente diálogo entre a formação acadêmica e a profissional. Este estudo, de caráter qualitativo, se debruça sobre as considerações, impressões e inquietações que atravessam os estudantes de um curso superior de Letras Espanhol no decorrer do referido estágio. Com base em princípios da Linguística Aplicada, a exemplo das contribuições de Leffa (1988), Moita Lopes (2011), Fernández González (2019) e Fontana (2011), busca-se refletir, por meio da leitura de fragmentos dos relatórios produzidos pelos estudantes ao final de sua experiência, como as impressões destacadas contribuem para a sua particular formação – acadêmica e humanística –, muito além de uma simples observação ou componente curricular. As reflexões apontam para uma espécie de autoformação conduzida pelo estagiário nesta etapa, que trará distintas contribuições ao seu futuro perfil profissional, bem como particulares impressões sobre o fazer docente, processo indispensável neste momento de sua formação.</p>2023-04-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/14680Uma perspectiva textual para o ensino de sequência em interação digital: um olhar reflexivo para o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica – SPAECE2023-04-14T13:25:26-03:00Isabel Muniz Limaisabelmunizlima@gmail.comSâmia Araújo dos Santossamiasemear@hotmail.comFrancisca Verônica de Carvalho Lealveronicacleal25@gmail.comVirgínia de Fátima da Silva Ferreiraferreiravi.22@gmail.com<div> <p>Este artigo apresenta reflexões teórico-práticas para o ensino das sequências narrativa e argumentativa visando ao Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (SPAECE). Sob a perspectiva teórica da Linguística Textual (ADAM, 2019; CAVALCANTE; BRITO, 2020; MARCUSCHI, 2008; XXX, 2022), este trabalho apresenta possibilidades de ensino e aprendizagem com interação em contexto digital relacionadas a dois descritores relativos a procedimentos de leitura: identificar o tema ou assunto de um texto e distinguir fato de opinião relativa ao fato. A abordagem metodológica é teórico-prática, na medida em que discutimos aspectos teóricos sobre as sequências narrativa e argumentativa e analisamos exemplos de gêneros diversos que podem ser discutidos em sala de aula visando o trabalho com a avaliação externa SPAECE. Nas discussões apresentadas, propomos que o ensino de leitura, sobretudo nas aulas em que se trabalham os descritores em questão, esteja relacionado ao estudo das sequências narrativa e argumentativa.</p> </div>2023-04-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/15449Apresentação2023-04-28T15:00:56-03:00Eliane Vitorino de Moura Oliveiraeliane.oliveira@arapiraca.ufal.brKall Lyws Barroso Saleskall.sales@fale.ufal.br2023-04-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/15222Entrevista com Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva - temos que desaprender algumas práticas para dar chance às novas2023-04-01T16:39:27-03:00Flávia Colen Meniconiflavia.meniconi@fale.ufal.brVera Lúcia Menezes de Oliveira e Paivavlmop@veramenezes.comSérgio Ifasergio@fale.ufal.br<p>A professora Flávia Meniconi e o professor Sérgio Ifa, ambos da Universidade Federal de Alagoas, entrevistaram a professora emérita Dra. Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva, da Universidade Federal de Minas Gerais, em 2022, com o objetivo de homenageá-la pelas enormes contribuições à Linguística Aplicada. A conversa foi construída pelas trocas de e-mail com foco em muitos temas caros para cada linguista aplicada/o/e no dia de hoje: ensino remoto, livro didático, aprendizagens na pandemia, interação maior com a sociedade, protagonismo feminino, combate aos preconceitos, valorização da diversidade, dentre outros.</p>2023-04-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/14665La litteralite comme processus de visibilite de l’autre et comme exemple d’anachronisme dans les textes traduits2023-03-07T17:08:23-03:00marie helene catherine torresmarie.helene.torres@gmail.com<p>O presente artigo parte da premissa de que os textos traduzidos são por natureza anacrônicos. A fim de contribuir com a discussão entre tradução e anacronismo, proponho analisar primeiro o funcionamento das traduções nas culturas, bem como apresentar uma breve conceituação dos Estudos Descritivos de Tradução, seguida de três conceitos fundamentais para meu raciocínio do anacronismo como crítica positiva, a saber, desterritorialização, naturalização e estranhamento/exotização. Finalmente, minhas considerações finais se concentram na literalidade como um processo de visibilidade do outro e como um exemplo de anacronismo em textos traduzidos.</p>2023-04-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/14812Leitura linguístico-discursiva e argumentativa de um miniconto francês contemporâneo2023-02-25T15:57:21-03:00Isabel Cristina Michelan de Azevedoicmazevedo2@gmail.comPriscilla Barbosa de Oliveira Melopbomelo@yahoo.com<p>Este trabalho se insere nos estudos de retórica literária e objetiva propor o ensino da leitura interpretativa-argumentativa de um gênero literário na aula de FLE (francês como língua estrangeira), tendo como <em>corpus</em> um miniconto francês oriundo do <em>site</em> Short Édition (editora francesa de literatura curta), <em>La liste</em>, de James Bukolic. Com base na análise apoiada na atualização da retórica contrastiva, observa-se que as marcas culturais registradas na escrita francesa imprimem ao texto um tom de informalidade necessária ao gênero e, ao mesmo tempo, demarca as escolhas que promovem o uso de técnicas argumentativas associadas às ações do personagem, o que possibilita a compreensão da produção retórica-discursiva na literatura. Em síntese, nota-se que a análise linguístico-discursiva combinada à argumentativa do gênero miniconto, além de permitir entender como a escrita literária francesa se compõe, demarca as circunstâncias socioculturais típicas da contemporaneidade, bem como as estratégias persuasivas empregadas em exemplares da literatura.</p>2023-04-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023