Saberes do Mato: a experiência sensível e as tradições orais
DOI:
https://doi.org/10.28998/rm.2021.n.especial.10982Palavras-chave:
Encontro de Saberes, Educação, Interculturalidade em SaúdeResumo
A partir de trechos retirados da introdução do livro, em manuscrito, da mestra Japira Pataxó, buscamos refletir formas de transmissão de saberes dos mestres convidados ao Encontro de Saberes. Buscamos mostrar que os mestres dos saberes populares e tradicionais podem cumprir um importante papel para desatrofiar algumas aptidões relegadas dentro dos nossos centros de ensino superior. Além disso, os mestres promovem a construção de um espaço universitário territorializado, pluriepistémico e descolonizado.
Downloads
Referências
AYRES, José Ricardo de Carvalho Mesquita. Sujeito, intersubjetividade e práticas de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 6, n. 1, p. 63-72, 2001.
BENJAMIN, W. O narrador: considerações sobre a obra de Nicolai Lescov. In: BENJAMIN, W. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 197-221.
_____________. Experiência e pobreza. In: BENJAMIN, W. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 114-119.
BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002.
CARVALHO, José Jorge; COSTA, Samira Lima. Processos de Transmissão: o ensino universitário e o encontro com mestras e mestres dos saberes tradicionais. Em: Ana Cláudia Lima Monteiro (org), Processos Psicológicos. Niterói: EdUFF. 2020. No prelo.
CARVALHO, José Jorge. Sobre o Notório Saber dos mestres tradicionais nas instituições de ensino superior e de pesquisa. Cadernos de Inclusão. Brasília: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na pesquisa INCTI/UNB/CNPq. 2016.
CARVALHO, José Jorge de. Los estudios culturales en América Latina: interculturalidad, acciones afirmativas y encuentro de saberes. Tabula Rasa, n.12, p. 229-251, 2010.
CARVALHO, José Jorge; FLÓREZ, Juliana. Encuentro de Saberes: Proyecto para decolonizar El conocimiento universitário eurocéntrico, Nómadas, v. 41, p. 131-147, 2014.
_____________. Encuentro de Saberes: Huellas de memoria pluriversa y descolonización de la universidad contemporánea. Axius de Ciències Socials. n. 39, pp. 143-150, 2018.
DUSSEL, Enrique. Filosofía de la libertación. 1.ed FCE. Ciudad del México: Fundo de Cultura Económica, 2011.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta. São Paulo: Hucitec, 1985.
______________. Texto / Imagem Enquanto Dinâmica do Ocidente. Cadernos Rioarte, Rio de Janeiro, ano II, n.5, jan., 1996.
FREIRE, Paulo. (2015). À sombra desta mangueira. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
GUIMARÃES, César et al. Por uma universidade pluriepistêmica: a inclusão de disciplinas ministradas por mestres dos saberes tradicionais e populares na UFMG. Tessituras, v. 4, n. 2, p. 179-201, jul./dez. 2016.
HAMPATÉ BÁ, Amadou. A tradição viva. In: KI-ZERBO, Joseph (Editor). História geral da África, I: Metodologia e pré-história da África. 2. ed. Brasília: UNESCO, 2010.
INGOLD, Tim. O dédalo e o labirinto: caminhar, imaginar e educar a atenção. Horizontes Antropológicos, v. 21, n. 44, p. 21-36, Dec. 2015.
PATAXÓ, Japira. Saberes das terras pataxó: da beira mar à mata atlântica. Em manuscrito, 2021.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2005.