Notório Saber para os(as) mestres(as): caminhos para o reconhecimento institucional dos saberes tradicionais

Autores

  • Bruno Goulart Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

DOI:

https://doi.org/10.28998/rm.2021.n.especial.11002

Palavras-chave:

Mestres(as) dos Saberes Tradicionais, Notório Saber, Encontro de Saberes, UNILAB.

Resumo

Recentemente temos visto nas universidades públicas o reconhecimento institucional dos mestres e mestras dos saberes tradicionais, por meio do título do Notório Saber. Esse movimento está relacionado com a disseminação dos conceitos de mestres e mestras nas políticas culturais e o surgimento de projetos e propostas de inclusão epistêmica no ensino superior. Este artigo apresenta um levantamento e reflexão inicial sobre esse processo, procurando contextualizar e refletir sobre os caminhos que algumas universidades têm adotado para reconhecer os mestres e mestras com o Notório Saber. Ao final, será feita uma exposição sobre a experiência de redação da minuta do Notório Saber na UNILAB e as particularidades desse processo numa universidade com apenas uma década, com foco na internacionalização e interiorização e sede num estado com políticas pioneiras voltadas para os mestres e mestras, o Ceará.

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Biografia do Autor

Bruno Goulart, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

Doutor em Antropologia Social pela UnB e professor do Instituto de Humanidades da UNILAB.

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Publicado

2021-12-17

Edição

Seção

Encontro de Saberes: Transversalidades e Experiências