Negras antropologias: escrevivências de antropólogas na Pós-Graduação

Autores

  • Yérsia Souza de Assis UFSC
  • Larisse Louise Pontes Gomes UFSC

DOI:

https://doi.org/10.28998/rm.2021.n.especial.11012

Palavras-chave:

Ações Afirmativas, Políticas de Cotas, Pós-Graduação, Antropologia, Mulheres Negras

Resumo

Fruto das inquietações de duas jovens antropólogas negras, este trabalho pretende discutir como a entrada de mais estudantes nos Programas de Pós-Graduação, através das políticas de reserva de vagas, aciona outros debates sobre o panorama da educação superior pública brasileira. Nosso enfoque se organiza a partir das nossas experiências como discentes no PPGAS - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Entendemos que as nossas experiências universitárias podem ser contribuições aos entendimentos, mediações e justaposições nos fluxos e contrafluxos que acontecem no cenário da pós-graduação quando da inserção de perfis que historicamente pouco ou nada ocuparam esses lugares. Para isso, situamos as Ações Afirmativas no Brasil nas suas iniciativas educacionais. Em seguida, nos localizamos e refletimos sobre nossas vivências. Por fim, apontamos que tipos de resultados começam a ser garantidos, especialmente na Antropologia. 

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Publicado

2021-12-17

Edição

Seção

Encontro de Saberes: Transversalidades e Experiências