Encontro de Saberes na Universidade Federal do Rio de Janeiro: uma Experiência com Mestres e Mestras Guarani Mbya
DOI:
https://doi.org/10.28998/rm.2020.n.9.11013Palavras-chave:
Encontro de Saberes, Diálogos Interepistêmicos, Interculturalidade, Guarani, Saberes TradicionaisResumo
Neste trabalho refletimos sobre a experiência com a primeira turma da disciplina Encontro de Saberes ofertada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que foi pensada em uma parceria com mestres indígenas do povo Guarani. Tal disciplina foi realizada no segundo semestre do ano de 2019, contou com 21 estudantes de cursos de graduação e pós-graduação, e teve como convidados um mestre e uma mestra e suas aprendizes, todos da aldeia Guarani Mbya Ara Howy, em Maricá (RJ). A experiência oportunizou espaços de trocas, produções colaborativas e complementares entre os conhecimentos guaranis e acadêmicos. As análises apontam para importantes reflexões acerca da universidade, possibilitando tanto a (auto)crítica às durezas da atual estrutura acadêmica como o acesso a uma outra versão da história de nosso país, e de nossa própria história.