O Encontro de Saberes nas Universidades. Uma síntese dos dez primeiros anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/rm.2020.n.9.11128

Palavras-chave:

Encontro de Saberes, pluralidade epistêmica, descolonização.

Resumo

Este artigo sintetiza a experiência do Encontro de Saberes, movimento iniciado em 2010 na Universidade de Brasília pelo INCT de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCTI/UnB/CNPQ) e cuja expansão já alcançou 14 universidades públicas no território nacional, uma na Colômbia e uma na Áustria. O Projeto é a realização concreta e efetiva de uma proposta descolonizadora do pensamento e da prática acadêmica no âmbito do ensino superior e da pesquisa. O foco deste movimento é a inclusão dos mestres e mestras dos saberes dos povos tradicionais, indígenas, afro-brasileiros, quilombolas e das culturas populares como docentes nas universidades em disciplinas regulares.  Apresentamos os indicadores gerais de sua expansão, uma conceituação aprofundada do sentido dos termos mestre e mestra e do papel do professor parceiro como anfitrião. 


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Biografia do Autor

José Jorge de Carvalho, Universidade de Brasília

Doutora em Antropoloigia Social pelo Museu Nacional UFRJ; pesquisadora no INCTI/UnB/CNPQ

 

Letícia Costa Rodrigues Vianna, INCTI/UnB/CNPq

Professor Titular no Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília; Coordenador do INCTI/UnB/ CNPq

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Publicado

2021-05-27

Edição

Seção

Encontro de Saberes: Transversalidades e Experiências