O Invisível fotografado: atuação e gestualidade dos encantados no tambor de mina do quilombo maranhense de Santa Rosa dos Pretos
DOI:
https://doi.org/10.28998/rm.2022.n.11.12579Palavras-chave:
tambor de mina, encantados, atuaçãoResumo
A seleção de fotos da festa do Caboclo João Guará para São Lázaro na tenda de Mãe Severina em O INVISÍVEL FOTOGRAFADO revela uma relação etnográfica que permite registrar as expressividades dos corpos atuados, incorporados pelos encantados. A gestualidade dos corpos permite nos abduzir suas agências, reconhecer os invisíveis que neles atuam.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
Gell, Alfred. 2016 [1998]. Arte y agencia: Una teoría antropológica. KOBO EDITIONS
Gonçalves, Marco Antonio. 2008. O real imaginado: etnografia, cinema e surrealismo em Jean Rouch.
Lagrou, ELs. Entre o xamã e o artista.
Downloads
Publicado
2022-05-18
Edição
Seção
Encarte Visual/Visual notes