Documentário A Vida de São Jorge: memória filmada de uma "mise-en-scène do encontro"

Autores

  • Max Freitas Bittencourt Universidade Federal do Oeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.28998/rm.2023.14.15533

Palavras-chave:

Documentário, Mise-en-scène, Memória

Resumo

Este encarte visual surge a partir das imagens-câmera do filme A vida de São Jorge, documentário fruto de uma experiência vivida por mim no centro umbandista e kardecista São Jorge, no extremo oeste da Bahia, entre 2016 e 2019, e se constitui de registros audiovisuais e fotográficos dos ensaios de um espetáculo teatral encenado pelos próprios médiuns do terreiro. O filme também traz entrevistas com os “atores”, as filhas e filhos de santo da casa de Mãe Maria, a ialorixá da comunidade. A apresentação do espetáculo para o público também foi filmada e compõe a montagem, assim como algumas imagens de arquivo, que ressignificam imagens de edições anteriores da festa, que acontece há mais de trinta anos. Com um modo de representação reflexivo, o filme, narrado em primeira pessoa, mostra como o encontro filmado entre o documentarista e a comunidade, com seus personagens reais e fictícios, se conformou nas imagens. Neste ensaio visual, busco compartilhar um pouco do processo de realização fílmica na comunidade do Terreiro de São Jorge.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário Teórico e Crítico de Cinema. Tradução de Eloísa Araújo Ribeiro. 3. ed. Campinas: Papirus, 2006.

FRANCE, Claudine de. Cinema e Antropologia. Campinas: Editora da Unicamp, 1998.

PRADIER, Jéan-Marie. Etnocenologia. In: GREINER, Christine; BIÃO, Armindo (Orgs.). Etnocenologia: textos selecionados. São Paulo: Annablume, 1999. p. 2330.

RAMOS, Fernão Pessoa. A imagem-câmera. Campinas: Papirus, 2012.

RAMOS, Fernão Pessoa. A mise en scène do documentário: Eduardo Coutinho e João Salles. Revista Brasileira de estudos de cinema e audiovisual, v. 1, n. 1, p. 1653, 2019.

RAMOS, Natália. Jean Rouch e o cinema etnográfico. Das (Inter) Culturas à Criatividade e Realidade Partilhadas. Revista O olho da história, n. 23, p. 111, 2016.

SODRÉ, Muniz. O terreiro e a cidade: a forma social negro-brasileira. Salvador: Mauad Editora Ltda., 2019.

Downloads

Publicado

2023-12-19