Deficiena: a Fotocolagem como Prática Etnográfica da Deficiência
DOI:
https://doi.org/10.28998/rm.2023.13.13802Keywords:
Deficiência, Fotocolagem, Mulher, Retrato, Etnografia engajadaAbstract
As fotocolagens apresentadas neste encarte visual fazem parte do acervo criado durante a pesquisa de mestrado Deficiena, que propõe a deficiência como uma potência cocriativa para a fabricação da imagem etnográfica. Para tanto, examina a prática da fotocolagem digital como experiência do encontro com Olga Aureliano, Vanessa Malta, Aline Regina, Helen Costa e Edvânia - alagoanas com deficiência residentes em Maceió/AL, e cujos processos foram vividos a partir de deslocamentos dinâmicos bem particulares. A análise considera uma atenção especial: 1) ao tempo dedicado a instância visual da fotocolagem; 2) aos excessos de edição digital como maneira de “abrir” a imagem do campo e 3) às cumplicidades existentes em uma campanha etnográfica engajada e feminista da deficiência, vivida para frente, numa relação dialógica e inventiva que evoca um encontro do lugar artístico autoral, com produção que visualiza o endógeno – as parceiras defiças - , mas não deixam de existir como criação exógena – da parceira antropóloga artista, lésbica e temporariamente não-defiça. Em torno de seguir pensando as imagens, sem perder de vista os pensamentos que elas próprias articulam, a pesquisa traz citações em autorretratos e referências imagéticas de artistas ativistas da deficiência, bem como, das inspirações analíticas sobre retratos clássicos de Rosemarie Garland-Thomson, dos estudos das últimas décadas sobre a relação da imagem como experiência etnográfica e do conjunto de textos que articulam a reflexão teórica da pesquisa com e por pessoas com deficiência na antropologia brasileira.