Marketing On-Line, Comércio Eletrónico e Hotelaria: Estudo sobre a Marcação de Hotéis na Internet em Mercados Business-to-Business

Autores

  • Jorge Remondes CETRAD - Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento, e U3Is.
  • Vicente Serrano Instituto Superior Miguel Torga
  • Ricardo Mena Instituto Português de Administração de Marketing

DOI:

https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V5.N1.A1655pp.114-1301655

Palavras-chave:

Internet, Marcação de Hotéis, Motivações, Fontes de Informação, Business-to-Business.

Resumo

O marketing digital, o comércio eletrónico e os métodos usados por empresas para marcação de hotéis em viagens de negócios são temas de reflexão na literatura, no senso comum e em alguns estudos empíricos. Este artigo é também um contributo teórico e concetual sobre esta problemática e simultaneamente um contributo para as empresas e gestores pelo facto de dar a conhecer os resultados de um estudo online, de tipo quantitativo, baseado numa amostra de 206 quadros empresariais portugueses que responderam a um questionário nas redes sociais facebook, Linkedin e Twitter, de vinte a vinte e sete de maio de 2013. O objetivo da pesquisa foi analisar comparativamente os métodos de marcação de hotéis em business-to-business (B2B) com o intuito de medir a importância da internet nestes mercados em Portugal. Recorreu-se à análise descritiva e aplicação de testes estatísticos para facilitar a interpretação dos dados recolhidos. Os resultados mostram que a proporção de marcação de hotéis, em viagens de negócios, preferencialmente através da internet é a mais elevada das opções possíveis. Por outro lado, antes de efetuarem uma compra recorrem com mais frequência a motores de busca e sites de hotéis. No entanto, os resultados  não confirmam que a internet seja o método preferencial em mercados B2B.

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Publicado

01-08-2015

Como Citar

Remondes, J., Serrano, V., & Mena, R. (2015). Marketing On-Line, Comércio Eletrónico e Hotelaria: Estudo sobre a Marcação de Hotéis na Internet em Mercados Business-to-Business. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 5(1), 114–130. https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V5.N1.A1655pp.114-1301655

Edição

Seção

Artigos

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