(RE)VISÕES SOBRE A SURDEZ: DO ENEM À DISCIPLINA DE LIBRAS NA UFAL CAMPUS SERTÃO

Autores

  • Gabriel Henrique Siqueira Monteiro UFAL Campus do Sertão

Palavras-chave:

Surdos. Libras. Cultura surda. Redação do Enem.

Resumo

Este artigo objetiva analisar as experiências que os alunos do curso de pedagogia do Campus do Sertão da UFAL tiveram ao falar sobre o tema Desafios para a formação educacional dos surdos no Brasil na redação do Enem de 2017. Seguimos um percurso teórico que abordou a cultura surda, língua de sinais e educação de surdos. Para isso utilizamos as contribuições de Eagleton (2000), Santana e Bergamo (2005), Gesser (2009), Sá (2011), Schwartzman (2011), entre outros. Através de um questionário procuramos analisar como os alunos que fizeram o Enem 2017, compreendem esses aspectos antes e após estudarem a disciplina de Libras. Diante disso, nosso trabalho contribui para fomentar a importante discussão sobre a cultura surda e os surdos no Brasil. Concluímos que esses estudantes não haviam discutido sobre os surdos antes do Enem (2017), e que a maioria os caracterizavam como deficientes. Porém, todos mostraram um novo olhar a respeito da cultura surda após cursar a disciplina de LIBRAS.

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Referências

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Publicado

2019-05-21

Edição

Seção

Artigos