A REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA RELIGIOSA NA CIDADE DE MATA GRANDE/AL A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE DEVOTOS
Palavras-chave:
Imagem, Sagrado, Religião.Resumo
O estudo geo-etnográfico tem o enfoque de analisar a representação imagética na cidade de Mata Grande, Alagoas, a partir da concepção dos devotos. A metodologia fenomenológica busca evidências que esclareçam o surgimento de um determinado fenômeno, com o uso de fontes bibliográficas. Os principais autores usados que nortearam o trabalho foram Gruzinski (2006), Lynch (2011), Rafael (2000) e Rosendahl (1996). As perguntas usadas na pesquisa foram elaboradas com a intenção de obter uma noção da concepção dos devotos em relação ao fenômeno religioso analisado. A pesquisa foi realizada nas duas festividades religiosas: Nossa Senhora da Conceição, de 2018, e de Santa Teresinha, de 2019. Através dos dados obtidos pelo questionário foram feitas as comparações das respostas e com essas informações foram construídos tabelas, gráficos e quadro.
Downloads
Referências
GRUZINSKI, Serge. A guerra das imagens: de Critovão Colombo a Blade Runner (1492-2019). Tradução Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das letras,2006.
LYNCH, Kevin. A imagem da Cidade. Tradução Jefferson Luiz Camargo. 3ª. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes,2011. (Coleção cidades).
RAFAEL, Ulisses Neves. Campo Religioso Alagoano. In. Tânia de Maya Pedrosa. Arte popular de Alagoas. Maceió: Grafitex, 2000.
ROSENDAHL, Zenny. Espaço e religião: uma abordagem geográfica. Rio de janeiro: UERJ, NEPEC, 1996. 92p.
TUAN, YI-FU. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. 1930. Tradução: Lívia de Oliveira. Londrina: Eduel, 2012.
TUAN, YI-FU. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. Tradução: Lívia de Oliveira. Londrina: Eduel, 2013.