UMA BREVE ANÁLISE DE “SOLO”

Autores

  • Maria Jailma da Conceição Barbosa Universidade Estadual de Alagoas

Palavras-chave:

Solo, Degradação, Preservação, Alcalino, Infertilidade.

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é fazer análise do solo, que é compreendido um recurso natural, finito e essencial para a existência da vida, mas que sofre com constantes degradações, que podem ocorrer de duas formas: natural e antrópica. Assim, o processo de análise favorece o desenvolvimento de pesquisas, métodos e técnicas para conservação, reconstrução e manejo sustentável da terra. Salientamos que este conhecimento transcende as paredes físicas, tanto dos laboratórios quanto das salas de aulas no ensino superior, enriquecendo o saber pedológico e também contribuindo na educação como um recurso pedagógico, para uma maior compreensão, além da procura de mais soluções eficazes para preservação do meio ambiente. Esse tema começou a ganhar força a partir das discussões de Dokuchaev (1887) e Hans Jenny (1941), por exemplo, e ao longo dos anos continua sendo debatido, por causa dos efeitos negativos da utilização desenfreada e danosa do planeta.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

EMBRAPA. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. 5º.ed. Revista ampliada. Brasília, 2018.

Floriano, Eduardo Pagel. Germinação e dormência de sementes florestais. 1ª ed. Caderno Didático, nº 2, Santa Rosa, 2004. 19 p. il.

LIBÂNIO, José Carlos. Didática. São Paulo. Cortez, 2013. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4559601/mod_resource/content/1/JC%20LIBANEO%20Didatica.pdf . Acesso em: 14 de setembro de 2019.

Downloads

Publicado

2021-02-08