CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA RIACHO GRANDE DA CRUZ, AL

Autores

  • Alessandro Felipe dos Santos Lima

Palavras-chave:

Bacia hidrográfica, caracterização ambiental, uso e ocupação do solo.

Resumo

Este trabalho visa fazer uma caracterização ambiental da bacia Riacho Grande da Cruz, localizada no Estado de Alagoas, visando contribuir para um equilíbrio entre a ação antrópica e o meio ambiente, através de um planejamento que integre, tanto o poder público, como os usuários (produtores rurais, etc.) e as comunidades que ali vivem, com o objetivo de conservar e preservar os recursos naturais disponíveis, para que não ocorra sua degradação. Para fazer essa caracterização foram usados dados vetoriais e raster, organizados no software QGIS versão 2.18. Os dados de uso e ocupação do solo foram obtidos através de levantamentos da Embrapa (2013), que mostra um predomínio de áreas de pastagens espalhadas pela bacia e uma pequena produção agrícola mais concentrada ao norte. Mas, aos poucos essa realidade vai se alterando, com o implemento de novas técnicas e tecnologias, como também, com a introdução do Canal do Sertão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AB’SÁBER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza do Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

Alagoas, Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico. Modelo de regionalização para o planejamento estadual de Alagoas. Maceió: Seplande, 2014.

ANGELIM, L. A. A et. al. CPRM-Serviço Geológico do Brasil, Geologia e Recursos Minerais do Estado do Rio Grande do Norte, Recife-PE, 2006.

ANGELIM, Luiz Alberto de Aquino (Org.). Geologia e recursos minerais do estado do Rio Grande do Norte: texto explicativo dos mapas geológico e de recursos minerais do estado do Rio Grande do Norte. Recife: CPRM; FAPERN, 2006. Escala 1:500.000. Programa Geologia do Brasil (PGB).

BOTELHO, Rosangela Garrido Machado. Planejamento ambiental em microbacia hidrográfica. In: GUERRA, J.T; SILVA, A.S; BOTELHO, R.G.M. (Org.) Erosão e conservação dos solos: conceitos, temas e aplicações. – 9° ed. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.

BRASIL. Lei 9.433, de 08 de janeiro de 1997 - que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituição Federal, e altera o art. 1º da Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, que modificou a Lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989.

CARVALHO, Cícero Péricles de. Formação histórica de Alagoas. 4ª Ed. –Editora: Edufal, 2016.

CHRISTOFOLETTI, Antonio. Geomorfologia. São Paulo: Editora Blucher, 1980.

CORRÊA, Roberto Lobato. Região e organização espacial. – 7° Ed. – São Paulo: Editora Ática, 2003.

CPRM – Serviço Geológico do Brasil. Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea. Diagnóstico do município de Delmiro Gouveia, Estado de Alagoas/ Organizado [por] João de Castro Mascarenhas, Breno Augusto Beltrão, Luiz Carlos de Souza Junior. Recife: CPRM/PRODEEM, 2005.

CREPANI, E.; MEDEIROS, J.S; AZEVEDO, L.G; DUARTE, V.; HERNANDEZ, P.; FLORENZANO, T.; BARBOSA, C. “Sensoriamento remoto e geoprocessamento aplicados ao zoneamento ecológico econômico e ao ordenamento territorial”. INPE, São José dos Campos, SP, 2001.

FEITOSA, Ailton. Zoneamento de pequenas bacias hidrográficas e caracterização de várzeas na bacia do Pajeú, Pernambuco. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco. CFCH. Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2012.

FERREIRA, Arnaldo; AMORIM, Marcelo. Alagoas gasta R$ 2,5 bilhôes com Canal do Sertão, irrigação não sai do papel. 2018. Disponível em: <https://gazetaweb.globo.com/portal/especial.php?c=60580> Acesso em: 21 de agosto de 2019.

JATOBÁ, Lucivânio; LINS, Rachel Caldas. Introdução a geomorfologia. 5ª edição revista e ampliada. – Recife: Bagaço, 2008.

LEPSCH, Igo F. Formação e conservação dos solos. 2ª Ed. – São Paulo: Oficina de textos, 2010.

SANTANA, Derli Prudente. Manejo integrado de bacias hidrográficas Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas – MG, 2003. P. 63.

SILVA, F. H. B. B; SILVA, M. S. L.; CAVALCANTI, A. C.; Descrição das principais classes de solos. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- EMBRAPA, 2005.

TRICART, Jean. Ecodinâmica. Rio de Janeiro, IBGE, Diretoria Técnica, SUPREN, 1977. 91 P.

Tabela das regiões hidrográficas e suas respectivas bacias. SEMARH – AL. Disponível em: <http://www.semarh.al.gov.br/recursos-hidricos/regioes-hidrograficas>. Acesso em: dia 22 de agosto de 2019.

Downloads

Publicado

2021-02-08