Sobre a Revista

  1. Foco e Escopo

A Ciência da Informação em Revista é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas, que tem como finalidade promover a produção, a comunicação e a divulgação do conhecimento técnico-científico no domínio específico da Ciência da Informação e das interrelações com áreas afins como Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Comunicação Social, Engenharia de Produção e Museologia.

Público Alvo

O público alvo do periódico compreende pesquisadores, docentes e discentes (mestrandos e doutorandos) em Ciência da Informação e áreas afins.

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos artigos submetidos à Ciência da Informação em Revista é realizada usando o sistema double blind peer review, mantendo o sigilo quanto à identidade dos autores e dos avaliadores. Havendo manifesta e relevante discordância entre os avaliadores, o artigo é submetido a um terceiro avaliador.

Os avaliadores são pesquisadores e/ou professores doutores na área de Ciência da Informação e áreas afins, nacionais e internacionais, com reconhecido domínio junto à comunidade científica sobre a temática objeto do artigo.

Os avaliadores são externos à instituição editora deste periódico, conforme qualificação progressiva.

Periodicidade

Ciência da Informação em Revista foi, no período de 2014 a 2021, uma publicação quadrimestral, com números publicados nos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. No ano de 2022, o periódico passou a para a periodicidade anual com a adoção da política de publicação contínua, com volumes lançados no mês de janeiro e encerrados no mês de dezembro de cada ano. Excepcionalmente, poderão ser publicados números especiais.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Esta informação se encontra também presentes nos artigos via licença utilizada.

Política de Integridade e Reputação

A Política de Integridade e Reputação da Ciência da Informação em Revista tem como fundamento o conjunto de diretrizes sobre ética, integridade e plágio, na produção, comunicação e divulgação técnico-científica, e visa, a um só tempo, atender aos aspectos legais vigentes, à qualidade da produção, à boa imagem e à reputação desta publicação. 

Todos os preprint submetidos à Ciência da Informação em Revista são previamente avaliados quanto ao atendimento às boas práticas científicas, conforme as Diretrizes sobre ética e integridade na prática científicas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Promoting integrity in scholarly research and its publication do Committee on Publication Ethics (COPE). Assim, todos os envolvidos no processo editorial - autores, revisores e editores - deverão seguir as diretrizes do COPE quanto à ética e integridade da publicação científica. 

No processo de detecção de plágio, utiliza-se a ferramenta CopySpider para verificação de similaridade. Os manuscritos que apresentarem evidência de plágio, parcial ou total, serão tratados de acordo com as orientações do COPE. 

Havendo, a qualquer momento, identificação de práticas que violem aquelas diretrizes, a produção está sujeita aos processos de correção, retratação e/ou exclusão, parcial ou totalmente, conforme o caso. Os dois primeiros processos são de responsabilidade dos respectivos autores da produção; este, do periódico, sob supervisão do Conselho Editorial.

Política de Conflito de Interesses

Os avaliadores e autores deverão declarar se há ou não possíveis conflitos de interesse, durante ou após a submissão do manuscrito.

Política de Uso de Inteligência Artificial (IA)

Os autores que utilizaram ferramentas de Inteligência Artificial (IA) devem informar explicitamente no resumo ou na metodologia todas as ferramentas de pesquisa e de escrita usadas, e garantir que todas as fontes estão devidamente citadas. Além disso, vale salientar que os autores são inteiramente responsáveis pelo conteúdo de seus manuscritos, ainda que haja partes produzidas por uma ferramenta de IA, visto que, como entidades não legais, as ferramentas de IA não podem declarar a presença ou ausência de conflitos de interesse, tampouco administrar licenças e acordos de direitos autorais. Sendo assim, reitera-se que os autores são totalmente responsáveis por qualquer violação de ética de publicação.

Política de Direitos Autorais

Os direitos autorais dos artigos publicados serão mantidos pelos autores com cessão à revista para a publicação simultânea de acordo com a Licença Creative Commons 4.0.

Acordo Comercial

Este periódico está comprometido com os princípios da Ciência Aberta, e assegura que não há taxas, a quaisquer títulos, para submissão, publicação e acesso aos manuscritos. A revista também declara que não mantém acordos comerciais com editoras e instituições.

 

Indexadores Nacionais e Internacionais

Histórico Qualis | CAPES

Plataforma Sucupira/CAPES | Qualis

 

Quadriênio 2017-2020

Qualis B1

 

Quadriênio 2013-2016

Administração, Ciências Contábeis e Turismo - B3

Comunicação e Informação - B5

Ensino - B5

Geografia - B5

História - B4

 

Ano base 2015

Biodiversidade - B5

Ciências Biológicas I - B5

Digital Object Identifier (DOI)

A Ciência da Informação adota o Digital Object Identifier (DOI) sob o prefixo 10.28998, na identificação dos artigos.

Histórico do periódico

Ciência da Informação em Revista foi lançada em 2014 vinculada ao Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (CBIB/UFAL), visando a ampliação e a qualificação das atividades de ensino, pesquisa e extensão já desenvolvidas, bem como, em médio prazo, a implantação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), nesta instituição.

A Equipe Editorial  procurou, desde o início, adequar o periódico aos critérios de qualidade estabelecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES),  e, como resultado, este passou a ser indexado na base Qualis  da Plataforma Sucupira logo no ano seguinte ao de seu lançamento. Neste ínterim, outras bases e diretórios, nacionais e internacionais, passaram a indexá-lo também, com destaque para BRAPCI, DOAJLATINDEX, RCAAP, REDIB e ULRICH'S.

A partir do volume 5, número 3 (2018), o periódico ingressa em um crescente processo de consolidação editorial, os trabalhos a este submetidos passaram a ser avaliados exclusivamente por membros externos à instituição editora deste periódico. Além disso, o Conselho Editorial foi ampliado e qualificado com o ingresso de renomados pesquisadores nacionais e internacionais.

Ainda neste ano, o periódico afiliou-se à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e, conforme planejado inicialmente, vinculou-se ao PPGCI/UFAL. 

A partir do volume 6, número 1 (2019), o periódico passa a adotar regularmente o Digital Object Identifier (DOI) sob o prefixo 10.28998.

No período de 2014 a 2021, teve periodicidade quadrimestral. Porém, a partir do ano de 2022, o periódico ingressa num processo de transição para o sistema de fluxo contínuo de publicação, com volumes lançados no mês de janeiro e encerrados no mês de dezembro de cada ano.