Arquivologia e blockchain: discussão teórica sobre oportunidades e barreiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y721-38

Palavras-chave:

Blockchain, Arquivologia, Documento arquivístico digital, Tecnologia de Informação e Comunicação, Informação.

Resumo

Embora tenha sido uma tecnologia criada a fim de solucionar problemas de transações financeiras, o Blockchain possui características que podem contribuir nas atividades arquivísticas referentes à segurança de documentos digitais. Sendo necessário examinar os desafios que esta tecnologia pode trazer à Arquivologia, esta pesquisa tem como objetivo identificar as oportunidades e barreiras apresentadas pelo Blockchain. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa e quantitativa, realizada por meio da análise de comunicações científicas publicadas em periódicos e em anais de congresso, coletadas durante os meses de abril e maio de 2019, nas bases de conhecimento Google Acadêmico, SciELO e Web of Science. Entre as 108 publicações coletadas, 57 foram descartadas por não atenderem os critérios definidos. Um total de 51 publicações foram analisadas, dentre as quais foram identificadas 12 com temas relacionados com a área de conhecimento. Após a aplicação do critério de qualidade da pesquisa, foram analisadas 5 publicações. Quanto às oportunidades oferecidas pelo Blockchain, aintegridade de documentos digitais e acesso à informação estão entre os assuntos mais abordados. Em contrapartida, o tempo elevado para registrar uma informação, a obsolescência tecnológica e questões de privacidade estão entre as barreiras de aplicação do Blockchain. Conclui-se que o Blockchain pode ser importante para a Arquivologia não só para assegurar a autenticidade de documentos, mas também para otimizar e manter a segurança na tramitação e no armazenamento de documentos arquivísticos digitais. Todavia, há que se discutir com mais profundidade acerca da preservação a longo prazo, privacidade de informações e do usuário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadynne Cristinne da Silva Gonçalves, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Arquivologia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Bolsista PIBIC/PRODOUTOR. Integrante do Grupo de Estudos Críticos sobre Ciência da Informação e Tecnologia (GECCIT). Realiza pesquisas sobre Arquivologia Pós-custodial, Internet das Coisas e Blockchain.

Fernando de Assis Rodrigues, Universidade federal do Pará

Professor Adjunto no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, lotado na Faculdade de Arquivologia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Pará. Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela UNESP - Universidade Estadual Paulista. Especialista em Sistemas para Internet pela UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília. Bacharel em Sistemas de Informação pela USC - Universidade do Sagrado Coração. Membro dos grupos de pesquisa GPNTI - Novas Tecnologias em Informação e GPTAD - Tecnologias de Acesso a Dados (UNESP) e GECCIT - Grupo de Pesquisa - Grupo de Estudos Críticos sobre Ciência da Informação e Tecnologia (UFPA). Editor do periódico RECoDAF - Revista Eletrônica Competências Digitas para a Agricultura Familiar. Atua nas áreas da Ciência da Informação e da Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, Bancos de Dados, Tecnologia de Informação e Comunicação e Ambientes Informacionais Digitais, focado principalmente nos seguintes temas: Coleta de Dados, Dados, Acesso a Dados, Serviços de Redes Sociais Online, Linked Data, Linked Open Data, Metadados, Internet Applications, Linguagens de Programação, Banco de Dados e Bases de Dados, Privacidade, Governo eletrônico, Open Government Data e Transparência Pública.

Downloads

Publicado

12/31/2020

Como Citar

Gonçalves, N. C. da S., & Rodrigues, F. de A. (2020). Arquivologia e blockchain: discussão teórica sobre oportunidades e barreiras. Ciência Da Informação Em Revista, 7(3), 21–38. https://doi.org/10.28998/cirev.%y721-38

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Reports

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)