Informação, conhecimento e tecnologia no contexto educacional

Autores

  • Angela Vicente Alonso Watari Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Oswaldo Francisco de Almeida Júnior Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho https://orcid.org/0000-0003-3629-7435

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2025v12e12988

Palavras-chave:

apropriação da Informação, tecnologia digital de informação e comunicação, conhecimento

Resumo

Na atualidade o desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tem notória importância para a evolução de todos os setores da sociedade. No contexto escolar, as tec-nologias surgem como meio atrativo para que as informações se consolidem. Os aparatos tecnoló-gicos facilitam o acesso e a aquisição do conhecimento, porém não são determinantes, já que a mediação da informação é fundamental para a construção do saber. Entretanto, para a informação se constituir em conhecimento é preciso compreender, ter senso crítico e fazer sentido para a vida dos indivíduos. Neste sentido, o estudo tem como objetivo discorrer sobre contribuições da construção do conhecimento, apropriação da informação e o uso das tecnologias digitais de informação (TDIC) para a sociedade contemporânea, especialmente o contexto educacional. Com o desenvolvimento de uma revisão bibliográfica baseada na produção de pesquisadores que desenvolvem estudos sobre essa temática, foi possível realizar uma elaboração dos conceitos de informação, conhecimentos e tecnologias digitais e correlacioná-los ao contexto escolar.

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Biografia do Autor

Angela Vicente Alonso Watari, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Especialista em Educação Escolar pela Faculdade de Tecnologia do Vale do Iva, e Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Oswaldo Francisco de Almeida Júnior, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Graduado em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Professor Colaborador do Mestrado Profissional da Universidade Federal do Cariri.

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Publicado

03-02-2025

Como Citar

Watari, A. V. A., & Almeida Júnior, O. F. de. (2025). Informação, conhecimento e tecnologia no contexto educacional. Ciência Da Informação Em Revista, 12, e12988. https://doi.org/10.28998/cirev.2025v12e12988

Edição

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