Práticas informacionais do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais do Nordeste
investigando as percepções dos participantes no contexto da pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e14455%20Palavras-chave:
práticas informacionais, gestão democrática, Programa Dinheiro Direto na Escola, Covid-19Resumo
A presente pesquisa visou investigar a apropriação das informações pelos participantes do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) no contexto da pandemia da Covid-19 a partir das práticas informacionais utilizadas pelo Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais do Nordeste (CECAMPE Nordeste). O objeto de estudo desse trabalho enfoca a prática informacional relacionada a um fenômeno político pedagógico. Para isso, foram analisados dados estruturados, disponibilizados pelo CECAMPE Nordeste, a respeito dos perfis dos participantes e da estratificação de dúvidas referentes aos Webinários de formação de gestores de escolas públicas da região Nordeste. A metodologia da pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, com pesquisa documental, e a abordagem do problema, quali-quantitativa. A investigação da pesquisa deu-se por meio de gráficos e tabelas. Como resultado, a pesquisa mostrou o desenvolvimento das práticas informacionais em relação à apropriação das informações pelos participantes do PDDE. As conclusões apontam que os participantes, embora se apropriem das informações fornecidas pelo CECAMPE Nordeste, permanecem com dúvidas específicas, e, devido ao contexto da situação de calamidade provocada pela pandemia da Covid-19, percebeu-se uma grande busca por informações referentes ao PDDE Emergencial.
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