Internet e Mídias Sociais como Canais de Promoção de Integração e Cidadania
Palavras-chave:
Internet, Mídias sociais, Integração, Cidadania, Movimentos sociais.Resumo
Apresenta uma análise teórico-prática do potencial da rede mundial Internet e das mídias sociais como canal para a integração e promoção da cidadania, tendo como ponto de partida teórico um breve levantamento bibliográfico que discute as características da sociedade da informação e do ciberespaço. Exemplifica a potencialidade de integrar e oferecer espaços para o exercício da cidadania a partir da análise da participação política do bibliotecário no movimento “Vem pra rua”, ocorrido no Rio de Janeiro, Brasil, em 2013. Introduz o trabalho uma observação teórica a respeito das redes sociais da Internet como propulsoras da organização de movimentos sociais, sustentada por Castells (2013), além de uma observação histórica da atuação política do bibliotecário brasileiro. Conclui que as mídias sociais representam um espaço aberto que favorece a integração e possibilita o exercício da cidadania on e off line.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.