Arquitetura da informação em sistemas educacionais

contribuições da avaliação da propriedade de visualização de dados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2025v12e17838

Palavras-chave:

organização do conhecimento, organização da informação, arquitetura da informação, visualização de dados, métodos de avaliação e inspeção

Resumo

Este estudo objetivou investigar a organização da informação em ambientes informacionais digitais pela avaliação, por meio de cinco métodos distintos. Além deles, utilizou-se a análise comparativa dos resultados dos métodos em conjunto com os conceitos da Arquitetura da Informação. A metodologia estabelecida foi realizada em quatro etapas, e elaborada para a propriedade de qualidade de uso da visualização de dados, em um sistema de apoio ao ensino. Na primeira etapa, foi efetuada uma inspeção com especialistas pelas heurísticas de Nielsen e um teste de observação de uso, seguido de entrevistas com usuários. Na segunda etapa, aplicou-se o Método de Inspeção Semiótica, com especialistas, e o Método de Avaliação da Comunicabilidade com usuários. Posteriormente, uma inspeção heurística de visualização de dados foi conduzida com especialistas na terceira etapa. Em prosseguimento, na quarta etapa, desenvolveu-se o contraste entre os métodos de avaliação e inspeção, pela Análise de Conteúdo, que possui os seguintes passos: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Os momentos de desenvolvimento da Análise de Conteúdo refletem os períodos distintos de tratamento dos resultados desse processo, por meio da análise do mapeamento da ausência dos atributos destinados à encontrabilidade na Arquitetura da Informação. Essa última etapa identificou os tipos de resultados previstos e a escolha do método conforme o objetivo do projetista avaliador. Assim, o contraste entre os métodos proporcionou a identificação sobre os tipos de resultados a serem esperados na avaliação de visualização de dados como aporte à organização da informação em ambientes informacionais educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júnio Soares Dias, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Gestão e Organização do Conhecimento e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Especialista em Desenvolvimento Web Full Stack pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Tecnólogo em Normalização e Qualidade pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Célia da Consolação Dias, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora associada do Departamento de Organização e Tratamento da Informação da Escola de Ciência da Informação e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

AGNER, Luiz. Ergodesign e arquitetura da informação. 2. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2009.

BARBOSA, Simone D. J. et al. Interação Humano-Computador e Experiência do Usuário. [S.l.]: Autopublicação, 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

DIAS, Júnio Soares; DIAS, Célia da Consolação. Contribuições da Avaliação da Visualização de Dados para a Organização da Informação: Um Estudo de Caso em Sistema Educacional. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2023, São Cristóvão, SERGIPE. Anais [...]. São Cristóvão: ANCIB, 2023. Disponível em: https://enancib.ancib.org/index.php/enancib/xxxiiienancib/paper/view/1436. Acesso em: 24 jun. 2024.

DRUMOND, Karine Coutinho. Usabilidade do repositório institucional da UFMG em tempos de mobilidade digital. 2021. 213 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Organização do Conhecimento), Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minhas Gerais, Belo Horizonte, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/49014. Acesso em: 23 jun. 2024.

EINHARDT, Luan; TAVARES, Tatiana; CECHINEL, Cristian. Moodle analytics dashboard: a learning analytics tool to visualize users interactions in moodle. In: LATIN AMERICAN CONFERENCE ON LEARNING OBJECTS AND TECHNOLOGY, 11., 2016, São Carlos. Anais [...]. São Carlos: IEEE, 2016. p. 01-06. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/7751805. Acesso em: 24 jun. 2024.

FERNANDES, Wesley Macedo. Encontrabilidade da informação no repositório institucional da unesp: um estudo de eye tracking em dispositivos móveis. 2018. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciência, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2018. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/154361. Acesso em: 23 jun. 2024.

FERNANDES, Wesley Macedo; VECHIATO, Fernando Luiz. Encontrabilidade da informação no repositório institucional da Unesp: uma avaliação com dispositivos móveis. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18., 2017, Anais [...]. Marília: ANCIB, 2017. p. 01-08. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/104997. Acesso em: 23 jun. 2024.

HOFFMAN-CÂMARA, Rosana. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas à organização. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 179-191, jul. 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1983-82202013000200003. Acesso em: 24 jun. 2024.

KIRK, Andy. Data Visualisation. 2. ed. California: Sage Publications Ltd, 2019.

LIMA, Gercina Ângela de . Organização e representação do conhecimento e da informação na web: teorias e técnicas. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.25, n. esp., p. 57-97, fev/2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22283/17900. Acesso em: 24 jun. 2024.

LIU, Zhi-Jiang; LEVINA, Vera; FROLOVA, Yuliya. Information Visualization in the Educational Process: Current Trends. International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), [S.l.], v. 15, n. 13, p. 49-62, dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3991/ijet.v15i13.14671. Acesso em: 24 jun. 2024.

MACEDO, Maylon Pires et al. Building information visualization of e-learning data with Vis2Learning guidelines. Journal on Interactive Systems. v. 13, n. 1, p. 42-53, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5753/jis.2022.1967. Acesso em: 24 jun. 2024.

MENEZES, Douglas Afonso Tenório de. Visualização de dados como suporte ao design instrucional. 2017. 167 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/571. Acesso em: 22 jun. 2024.

MORVILLE, Peter; ROSENFELD, Louis. Information Architecture for the World Wide Web. O`Reilly Media, 2006.

NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria; LEITÃO, Carla Faria; ROMÃO-DIAS, Daniela. Como conhecer usuários através do método de explicitação do discurso subjacente (MEDS). In: SIMPÓSIO SOBRE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS, 6., 2004, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2004. p. 49-59. Disponível em: http://www3.serg.inf.puc-rio.br/docs/MEDS-IHC2004.pdf. Acesso em: 22 jun. 2024.

NIELSEN, Jakob. Usability Engineering. Mountain View: Morgan Kaufmann, 1994.

OLIVEIRA, Henry Poncio Cruz de. Arquitetura da informação pervasiva: contribuições conceituais. 2014. 202 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/110387. Acesso em: 23 jun. 2024.

OLIVEIRA, Maurício Rossi de; SILVA, Celmar Guimarães da. Adapting Heuristic Evaluation to Information Visualization: a Method for Defining a Heuristic Set by Heuristic Grouping. In: INTERNATIONAL JOINT CONFERENCE ON COMPUTER VISION, 12., 2017, Porto. Actas [...] Porto [S.n.], 2017. p. 225-232, 2017. Disponível em: https://www.scitepress.org/papers/2017/61332/61332.pdf. Acesso em: 24 jun. 2024.

PRATES, Raquel Oliveira; BARBOSA, Simone; SOUZA, Clarisse Sieckenius de. Methods and tools: a method for evaluating the communicability of user interfaces. Interactions, [S.l.], v. 7, n.1, p. 31-38, jan./jun. 2000. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/328595.328608. Acesso em: 24 jun. 2024.

SANTOS, Rafael Ferreira dos; COELHO, Taiane Ritta. Proposta de um modelo de visualização de dados: impacto social da extensão do ensino superior sob à ótica de Campus Inteligente. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, Natal, v. 5, n. 1, p. 01-20, jan. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/23416. Acesso em: 20 jun. 2024.

SILVA, Fabiano Couto Corrêa da. Visualização de dados: passado, presente e futuro. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 205-223, jul./dez. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.18617/liinc.v15i2.4812. Acesso em: 20 jun. 2024.

SOUZA, Clarisse et.al. The Semiotic Inspection Method. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS, 7., 2006, Natal. Anais [...]. Natal: IHC, 2006. p. 148-157. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/1298023.1298044. Acesso em: 24 jun. 2024.

SOUZA, José Raul de; SANTOS, Simone Cabral Marinho dos. Análise de conteúdo em pesquisa qualitativa: modo de pensar e de fazer. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora, v. 10, n. 2, p. 1396-1416, jul./dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31559. Acesso em: 24 jun. 2024.

TARRELL, Alvin et al. Toward visualization-specific heuristic evaluation. In: FIFTH WORKSHOP ON BEYOND TIME AND ERROS, 5., 2014, New York. Anais [...]. New York: [S.n.], 2014. p. 110-117. Disponível em: https://doi.org/10.1145/2669557.2669580. Acesso em: 21 jun. 2024.

VECHIATO, Fernando Luiz; OLIVEIRA, Henry Poncio Cruz; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borcetti Gregorio. Arquitetura da informação pervasiva e encontrabilidade da informação: instrumento para a avaliação de ambientes informacionais híbridos. Informação & Tecnologia, v. 3, n. 1, p. 47-65, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/40790. Acesso em: 21 jun. 2024.

VIDOTTI, Silvana Aparecida borsetti Gregorio; CUSIN, Cesar Augusto; CORRADI, Juliane Adne Mesa. Acessibilidade digital sob o prisma da Arquitetura da Informação. In: GUIMARÃES, J. A. C.; FUJITA, M. S. L. (Orgs.). Ensino e pesquisa em Biblioteconomia no Brasil: a emergência de um novo olhar. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008. Disponível em: https://ebooks.marilia.unesp.br/index.php/lab_editorial/catalog/book/344. Acesso em: 21 jun. 2024.

ZHANG, Gefei et al. Towards a better understanding of the role of visualization in online learning: A review. Visual Informatics. p. 01-13, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.visinf.2022.09.002. Acesso em: 24 jun. 2024.

ZUK, Torre et al. Heuristics for information visualization evaluation. In: WORKSHOP ON BEYOND TIME AND ERRORS, 1., 2006, New York. Anais [...]. New York: Association for Computing Machinery, 2006. p. 01-06. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/abs/10.1145/1168149.1168162. Acesso em: 24 jun. 2024.

Downloads

Publicado

07-02-2025

Como Citar

Dias, J. S., & Dias, C. da C. (2025). Arquitetura da informação em sistemas educacionais: contribuições da avaliação da propriedade de visualização de dados. Ciência Da Informação Em Revista, 12, e17838 . https://doi.org/10.28998/cirev.2025v12e17838

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Reports

Artigos Semelhantes

<< < 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.