O lugar epistêmico da Psicanálise na Ciência da Informação

considerações frente às mudanças mentais e científicas no âmbito da plataformização

Autores

  • Sérgio Rodrigues de Santana Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0002-1286-0775
  • Annebelle Pena Lima Magalhães Cruz Universidade do Estado do Amapá
  • Lilia Mara Menezes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Eliane Epifane Martins Instituto de Educação Estadual do Pará https://orcid.org/0000-0002-7743-0004

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2025v12e18655

Palavras-chave:

Plataformização, Ciência da Informação, Psicanálise, Epistemologia

Resumo

A plataformização se refere também às mudanças mentais e científicas mediadas pelas plataformas digitais. Neste contexto os discursos epistêmicos entre Psicanálise e a Ciência da Informação devem ser considerados para compreender os fenômenos excedentes dessa nova configuração. Qual é o lugar da Psicanálise na Ciência da Informação? A pesquisa teve como objetivo descrever as contribuições epistêmicas da Psicanálise para o campo da Ciência da Informação. Justifica-se pela pouca atenção à abordagem Psicanalítica nas discussões epistêmicas. É uma pesquisa de abordagem mista quanti-qualitativa e método análise de conteúdo. O lugar epistêmico da Psicanálise na Ciência da Informação ocorre através das discussões teóricas e metodológicas sobre os construtos subjetividade, epistemologia/metodologia, informação e memória. Ainda se infere que Sérgio Rodrigues de Santana, Edivanio Duarte de Souza, Maytê Luanna Dias de Melo e Eliane Epifane Martins são pesquisadores mais produtivos.

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Biografia do Autor

Sérgio Rodrigues de Santana, Universidade Federal da Paraíba

Doutor e Mestre em Ciência da Informação, e Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba e Graduado em Biblioteconomia pela Uniasselvi,  Especialista em Ensino e Interdisciplinaridade pela Uniasselvi e em Arquivologia pela Faculdade Domínios, e Graduando em Arquivologia e Museologia pela Uniasselvi. Líder do Grupo de Estudos em  Interdisciplinaridades e Epistemologias, e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Informação, Educação e Relações Étnico-raciais e  do Grupo de Pesquisa em Pedagogias Culturais e Pedagogias do Corpo.

Annebelle Pena Lima Magalhães Cruz, Universidade do Estado do Amapá

Doutora em Educação pela Universidade Luterana do Brasil, Canoas, Rio Grande do Sul, Mestra em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local  pelo Centro Universitário UNA, Graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio Verde, e em Pedagogia pela Faculdade Boas Novas. Formação Complementar em Pedagogia (FCE/2022). Professora da  Universidade do Estado do Amapá. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Pedagogias Culturais e Pedagogias do Corpo.

Lilia Mara Menezes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestra em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Especialista em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte, e Graduada em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professora na Educação Básica e Tutora do Curso Letras-Língua Portuguesa na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Universidade Aberta do Brasil.

Eliane Epifane Martins, Instituto de Educação Estadual do Pará

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, e Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará. Professora no Curso Técnico em Biblioteconomia do Instituto de Educação Estadual do Pará. Bibliotecária na Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana de Belém, Pará.

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Publicado

02-02-2025

Como Citar

Santana, S. R. de, Cruz, A. P. L. M., Menezes, L. M., & Martins, E. E. (2025). O lugar epistêmico da Psicanálise na Ciência da Informação: considerações frente às mudanças mentais e científicas no âmbito da plataformização . Ciência Da Informação Em Revista, 12, e18655. https://doi.org/10.28998/cirev.2025v12e18655

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Reports

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