Taxonomia para Comércio Eletrônico: diferentes perspectivas em front e back end

Autores

  • Isadora dos Santos Garrido Steimer Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo
  • Charlley dos Santos Luz Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y23-14

Palavras-chave:

Taxonomia, Comércio Eletrônico, Varejo, Experiência do Usuário,

Resumo

Com o desenvolvimento e a inovação nas tecnologias, a organização da informação tem tido um papel cada vez mais central e decisivo seja no mercado, na academia e também na vida da sociedade como um todo. A evolução dos estudos sobre taxonomia, agregado ao desenvolvimento tecnológico, modificou-se com o tempo partindo de ferramentas como vocabulários controlados até a adaptação deste tipo de sistema para o mundo digital, através da criação de taxonomias facetadas, tendo hyperlinks como seu principal ferramental. Este trabalho visa explorar o âmbito da organização da informação por taxonomias em comércio eletrônico de varejo, a partir de diferentes perspectivas. Embora taxonomias em e-commerce sejam customizadas nos diferentes players, este artigo compreende a diferenciação entre uma taxonomia de navegação (front end) que contempla Arquitetura da Informação, usabilidade e search engine optimization e uma taxonomia estrutural (back end) que pode ter por base metadados compartilhados por organizações internacionais como o GS1 e também ser descoberta via processos de Gestão do Conhecimento. Por fim, conclui-se que a tendência é o desenvolvimento destes estudos, juntamente com a classificação por automação e aprendizagem de máquinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03/13/2016

Como Citar

Steimer, I. dos S. G., & Luz, C. dos S. (2016). Taxonomia para Comércio Eletrônico: diferentes perspectivas em front e back end. Ciência Da Informação Em Revista, 2(3), 3–14. https://doi.org/10.28998/cirev.%y23-14

Edição

Seção

Artigos Originais | Original Articles