Ações Desenvolvidas na REMAT: revista eletrônica da matemática com vistas à acessibilidade digital

Autores

  • Luís Henrique Ribeiro da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS
  • Greice da Silva Lorenzzetti Andreis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS http://orcid.org/0000-0002-8674-0223
  • Henri Luiz Fuchs Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Bento Gonçalves, RS
  • Katia Arcaro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS
  • Rodrigo Sychocki da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Matemática e Estatística (IME), Porto Alegre, RS

Palavras-chave:

REMAT, Acessibilidade Digital, Barreiras Tecnológicas, Deficiência Visual

Resumo

A REMAT: Revista Eletrônica da Matemática (e-ISSN 2447-2689) tem como missão compartilhar práticas educativas e resultados de pesquisas que se relacionam com a matemática. Em busca da consolidação da revista perante a comunidade acadêmica, a equipe editorial da REMAT vem trabalhando no aprimoramento dos processos editoriais, estejam eles relacionados à qualificação do que é produzido ou à acessibilidade digital. A REMAT, editada e publicada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) em seu Portal de Periódicos, é um periódico científico eletrônico de acesso livre, com publicação semestral, que visa publicizar produções originais de pesquisadores, sendo estas organizadas em três seções: Matemática em Contextos Técnicos e/ou Tecnológicos, Ensino de Matemática e Matemática Pura e/ou Aplicada. Este artigo apresenta um panorama das ações já desenvolvidas na REMAT no que tange à acessibilidade digital, visando fomentar as discussões sobre a inclusão digital de usuários com deficiência visual.

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Biografia do Autor

Luís Henrique Ribeiro da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS

Graduando em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS.

Greice da Silva Lorenzzetti Andreis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (2005), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Realizou pós-doutorado junto à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) na área de Combustão, atuando principalmente no desenvolvimento de mecanismos cinéticos reduzidos para biocombustíveis. Atualmente é professora e pesquisadora com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul, integrante do grupo de pesquisa GPMETA - Grupo de Pesquisa em Matemática, Ensino, Tecnologias e Aplicações, e editora-chefe da REMAT: Revista Eletrônica da Matemática.

Henri Luiz Fuchs, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Bento Gonçalves, RS

Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1993). É doutorando em Educação no PPGED do Centro Universitário La Salle. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle (UNILASALLE), Canoas (2012) e em Teologia, área de concentração Religião e Educação, pela Escola Superior de Teologia (2001). Integra o Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural e Políticas Educacionais no UNILASALLE, bem como o Grupo de Pesquisa em Humanidades e o grupo de Pesquisa em Matemática, Ensino, Tecnologias e Aplicações (GMETA) do IFRS - Campus Caxias do Sul. Professor em regime de dedicação exclusiva na área de Pedagogia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves. Tem experiência na Educação Básica, no Ensino Superior e na gestão educacional. Atua na área da Educação, principalmente nos temas: currículo, didática, psicologia da educação, políticas educacionais, trabalho pedagógico, formação docente, interdisciplinaridade, avaliação, Ensino Religioso.

Katia Arcaro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS

Mestre (2009) e Doutora (2013) em Matemática Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduou-se em Licenciatura Plena em Matemática com habilitação em Física pela Universidade de Caxias do Sul (2006), com obtenção de Láurea Acadêmica. Tem experiência nas áreas de Matemática e Física, com ênfase em Matemática, tendo atuado principalmente como docente do curso de Administração da Faculdade dos Imigrantes (FAI) e dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica e Arquitetura e Urbanismo da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG). Atualmente integra o corpo docente do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), lotada no Campus Caxias do Sul.

Rodrigo Sychocki da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Matemática e Estatística (IME), Porto Alegre, RS

Licenciado em Matemática (2007), mestre em Ensino de Matemática (2012) e doutor em Informática na Educação (2015) pela UFRGS. Atualmente é professor Adjunto-A do DMPA (Departamento de Matemática Pura e Aplicada) do Instituto de Matemática e Estatística UFRGS. Foi professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul de agosto (2011) até julho (2016). As áreas de interesse e pesquisa são: tecnologia informática no ensino de matemática, contribuições das teorias cognitivas para a aprendizagem da matemática, modelagem matemática com uso da tecnologia informática.

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Publicado

2018-02-20

Como Citar

Silva, L. H. R. da, Andreis, G. da S. L., Fuchs, H. L., Arcaro, K., & Silva, R. S. da. (2018). Ações Desenvolvidas na REMAT: revista eletrônica da matemática com vistas à acessibilidade digital. Ciência Da Informação Em Revista, 77–85. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/4261

Edição

Seção

Relatos de Experiência | Experience Reports