A GEOGRAFIA ECONÔMICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.28998/contegeo.5i9.10249Palavras-chave:
Geografia econômica, Ensino de geografia, Combinações geográficas.Resumo
Este trabalho busca apresentar a importância da geografia econômica na educação básica para fortalecer o entendimento dos discentes sobre a Geografia enquanto ciência. O objetivo deste artigo é analisar o papel da geografia econômica para que se compreenda a importância da Geografia na educação básica; para melhor compreender este artigo, existem dois objetivos específicos: entender como a geografia econômica une as duas vertentes de análise da Geografia – Geografia Humana e Física; e o segundo objetivo, é compreender a Geografia como ciência fundamental ao desenvolvimento e progresso da humanidade. Para realização deste trabalho utiliza-se os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisas bibliográficas sobre o ensino da Geografia e a geografia econômica encontrados nos sites acadêmicos do Ministério da Educação, UFSC, Scielo; entre outros. Assim, o artigo apresenta a relevância da geografia econômica no ensino da Geografia, principalmente para estudantes de educação básica.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
Araújo Junior, Aloysio Martins de. Geografia econômica: pesquisa e ensino na ação docente. Florianópolis: Edições do Bosque/CFH/UFSC, 2015. 432 p.: graf., tabs. (Série Sociedade e Meio Ambiente).
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF. 1998.
CHOLLEY, André. Observações sobre alguns pontos de vista geográficos. Boletim Geográfico. N° 179:3 mar-abr, 1964a. Disponível em: . Acesso em 27/03/2018.
CHOLLEY, André. Observações sobre alguns pontos de vista geográficos. Boletim Geográfico. N° 180:3 mai-jun, 1964b. < https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/19/bg_1964_v22_n180_maio_jun.pdf> Acesso em 28/03/2018.
GEOGRAFIA ECONÔMICA – Anais de Geografia Econômica e Social: Mundo, Brasil, Regiões, GEOGRAFIA ECONÔMICA, Florianópolis Edição nº1 - Revisada 349 p. Julho, 2008, ISSN 1983-4543. Org: MAMIGONIAN, Armen Mamigonian; BASTOS, José Messias.
NOGUEIRA, Amélia Regina Batista. Componente Curricular Geografia e a Base Nacional Comum Curricular. Base Nacional Comum Curricular, 2015. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/Amelia_Regina_Batista_Nogueira.pdf>. Acesso em: 15/02/2020.
PEREIA, Raquel Maria Fontes do Amaral. Da Geografia que se ensina à gênese da Geografia moderna. Florianópolis-SC: UFSC, Programa de Pós-graduação em Educação, 1988.
RABANT, Jean-Marie. crise da geografia, crise da escola. In: OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de (Org.). Para onde vai o ensino de geografia? 6. ed. São Paulo: Contexto, 1998 (Coleção Repensando o Ensino) apud Araújo Junior, Aloysio Martins de. Geografia econômica: pesquisa e ensino na ação docente, Florianópolis: Edições do Bosque/CFH/UFSC, 2015. 432 p.: graf., tabs. (Série Sociedade e Meio Ambiente).
SANTOS, Milton. O papel ativo da Geografia: um manifesto. XII Encontro Nacional de Geógrafos - Florianópolis - julho de 2000.