A GEOGRAFIA ECONÔMICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/contegeo.5i9.10249

Mots-clés :

Geografia econômica, Ensino de geografia, Combinações geográficas.

Résumé

Este trabalho busca apresentar a importância da geografia econômica na educação básica para fortalecer o entendimento dos discentes sobre a Geografia enquanto ciência. O objetivo deste artigo é analisar o papel da geografia econômica para que se compreenda a importância da Geografia na educação básica; para melhor compreender este artigo, existem dois objetivos específicos: entender como a geografia econômica une as duas vertentes de análise da Geografia –  Geografia Humana e Física; e o segundo objetivo, é compreender a Geografia como ciência fundamental ao desenvolvimento e progresso da humanidade. Para realização deste trabalho utiliza-se os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisas bibliográficas sobre o ensino da Geografia e a geografia econômica encontrados nos sites acadêmicos do Ministério da Educação, UFSC, Scielo; entre outros. Assim, o artigo apresenta a relevância da geografia econômica no ensino da Geografia, principalmente para estudantes de educação básica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Hinckley Wendell do Nascimento Mendes, Universidade Federal de Alagoas

Bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na área de concentração "Organização do espaço geográfico". Atualmente é professor de redes privadas de ensino em Maceió e membro pesquisador do Laboratório de Estudos Socioespaciais do Nordeste(LENE). Foi bolsista Capes (2018-2020) pelo Programa de Pós Graduação em Geografia (UFAL) e bolsista PIBIC/FAPESPA (2014-2017), vinculado ao Projeto "Políticas Territoriais e Cidadania Emergente na Amazônia Oriental: as Experiências dos Territórios da Cidadania do Nordeste, Sul e Sudeste do Pará?. Desenvolve pesquisa sobre a indústria de alimentos em Alagoas e no Nordeste e formação socioespacial do Nordeste e de Alagoas. Atua nas áreas de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Econômica e Geografia Regional.

Références

REFERÊNCIAS

Araújo Junior, Aloysio Martins de. Geografia econômica: pesquisa e ensino na ação docente. Florianópolis: Edições do Bosque/CFH/UFSC, 2015. 432 p.: graf., tabs. (Série Sociedade e Meio Ambiente).

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF. 1998.

CHOLLEY, André. Observações sobre alguns pontos de vista geográficos. Boletim Geográfico. N° 179:3 mar-abr, 1964a. Disponível em: . Acesso em 27/03/2018.

CHOLLEY, André. Observações sobre alguns pontos de vista geográficos. Boletim Geográfico. N° 180:3 mai-jun, 1964b. < https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/19/bg_1964_v22_n180_maio_jun.pdf> Acesso em 28/03/2018.

GEOGRAFIA ECONÔMICA – Anais de Geografia Econômica e Social: Mundo, Brasil, Regiões, GEOGRAFIA ECONÔMICA, Florianópolis Edição nº1 - Revisada 349 p. Julho, 2008, ISSN 1983-4543. Org: MAMIGONIAN, Armen Mamigonian; BASTOS, José Messias.

NOGUEIRA, Amélia Regina Batista. Componente Curricular Geografia e a Base Nacional Comum Curricular. Base Nacional Comum Curricular, 2015. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/Amelia_Regina_Batista_Nogueira.pdf>. Acesso em: 15/02/2020.

PEREIA, Raquel Maria Fontes do Amaral. Da Geografia que se ensina à gênese da Geografia moderna. Florianópolis-SC: UFSC, Programa de Pós-graduação em Educação, 1988.

RABANT, Jean-Marie. crise da geografia, crise da escola. In: OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de (Org.). Para onde vai o ensino de geografia? 6. ed. São Paulo: Contexto, 1998 (Coleção Repensando o Ensino) apud Araújo Junior, Aloysio Martins de. Geografia econômica: pesquisa e ensino na ação docente, Florianópolis: Edições do Bosque/CFH/UFSC, 2015. 432 p.: graf., tabs. (Série Sociedade e Meio Ambiente).

SANTOS, Milton. O papel ativo da Geografia: um manifesto. XII Encontro Nacional de Geógrafos - Florianópolis - julho de 2000.

Téléchargements

Publié-e

2020-07-25

Comment citer

Mendes, H. W. do N. (2020). A GEOGRAFIA ECONÔMICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Contexto Geográfico, 5(9), 115–122. https://doi.org/10.28998/contegeo.5i9.10249

Numéro

Rubrique

Artigos