O LUGAR E O NÃO-LUGAR A PARTIR DA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DOS CONSUMIDORES NO SHOPPING CENTER DA CIDADE DE IMPERATRIZ-MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.5i10.10392

Palavras-chave:

Percepção, Não lugar, Consumidores, Shopping Center, Imperatriz-MA

Resumo

A narrativa metodológica deste artigo teve como fonte de inspiração o trabalho de dissertação da pesquisadora Francieli Montanari Gasparin de 2011 que analisou a percepção dos consumidores em um Shopping Center. A partir desse referencial teórico, entre outros, construído uma metodologia similar para compreender esse uso em um não lugar geográfico que, para esse estudo, é o principal shopping center, da cidade de Imperatriz localizada no Maranhão. Como procedimento metodológico foi utilizado questionário qualitativo que tinham como base perguntas técnicas da fenomenologia para compreender a percepção dos consumidores e suas condições mais da socio economia. O resultado final do debate prático é associado ao referencial teórico sobre os conceitos da geografia humanista de lugar e não-lugar e como se faz a interpretação desses conceitos a partir da lógica da percepção em uma ambiente construído artificializado notadamente definido como não-lugar, pois está associado a realidade do consumo, da globalização e do capital.

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Biografia do Autor

José Geraldo Pimentel Neto, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Bacharel, licenciado, mestre em Geografia e doutorado em Desenvolvimento Urbano (com doutoramento sanduíche na Universidade de Buenos Aires (UBA) - Argentina), todos os títulos obtidos na UFPE. Trabalhou no Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP). Atualmente é pesquisador do grupo de pesquisa Observatório Pernambuco de Políticas Públicas e Práticas Sócio-Ambientais da UFPE, desenvolvendo pós-doutoramento (PNPD - CAPES) na área de Ciências Sociais Aplicadas. Suas principais áreas de atuação são: Ciências Humanas - Geografia Humana: geografia urbana, geografia econômica, geografia da população. Geografia Regional: análise regional, planejamento territorial, regionalização, teoria do desenvolvimento regional. Ciências Sociais Aplicadas - Planejamento urbano e regional: Fundamentos, métodos e técnicas do planejamento urbano regional.

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Publicado

2020-12-27

Como Citar

Pimentel Neto, J. G., Lima, I. V., & Silveira, K. C. da. (2020). O LUGAR E O NÃO-LUGAR A PARTIR DA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DOS CONSUMIDORES NO SHOPPING CENTER DA CIDADE DE IMPERATRIZ-MA. Revista Contexto Geográfico, 5(10), 23–37. https://doi.org/10.28998/contegeo.5i10.10392

Edição

Seção

Artigos