O USO DO JOGO SIMCITY PARA DISCUTIR PLANEJAMENTO URBANO-REGIONAL NO ENSINO REMOTO

Autores

  • José Geraldo Pimentel Neto UEMASUL
  • Keilha Correia da Silveira UEMASUL

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.6i11.12505

Palavras-chave:

Ensino remoto, SimCity, Planejamento urbano-regional

Resumo

O presente artigo expõe a experiência do uso de jogo digital como ferramenta didático-pedagógica para apropriação de conceitos sobre planejamento urbano-regional no ensino remoto. A discussão se apresenta a partir do projeto “SimCity: criando cidades, discutindo gestão” que utilizando o jogo digital SimCity possibilita maior apropriação teórica e prática dos conceitos a partir do processo de criação e gerenciamento de cidades virtuais que espelham problemas encontrados na realidade concreta. O projeto foi desenvolvido em duas etapas, sendo a primeira realizada nas aulas remotas na qual foi feito o debate normativo do planejamento urbano no Brasil com suas regras constitucionais, o estatuto da cidade e suas normatizações e instrumentos dentro de um plano diretor. A segunda etapa trabalhou com as simulações das cidades virtuais pelos estudantes, os quais traçaram correlações com a base teórica trabalhada nas aulas remotas e a realidade concreta das cidades em que residiam. As cidades virtuais construídas e as analises desenvolvidas pelos estudantes representaram o êxito do projeto. A maioria dos estudantes desenvolveu conhecimentos técnicos analíticos para interpretar os conceitos e as normas, tendo ainda, a grande maioria, excelente nota a partir de uma banca de avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Flavio Faria de. Empresariamento Urbano: Concepção, Estratégias e Críticas. In: 2ª Conferência do Desenvolvimento CODE/IPEA 2011, 2011, Brasília - DF. Anais do I Circuito de Debates Acadêmicos IPEA e Associações de Pós-Graduação em Ciências Humanas. Brasília - DF: IPEA, 2011.

BRASIL. Estatuto da Cidade. 3ª ed. – Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2008.

BRASIL. Constituição Federal. Brasília Senado Federal 1988.

BRASIL. Responsabilidade Fiscal. Senado Federal, 2001.

EA SPORT. SimCity™. Ed. Eletronic Arts Int (Origin). 2013

HARVEY, David. Do gerenciamento ao empresariamento: a transformação da administração urbana no capitalismo tardio. Espaço e Debates, São Paulo, nº 39, 1996, p. 48-64.

HARVEY, David. A Produção Capitalista do Espaço. Annablume, São Paulo, 2005.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidades. Rio de Janeiro: IBGE, 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Diretrizes para diagnóstico e tratamento da covid-19. Brasília. Ministério da Saúde. 2020.

MONTEIRO NETO, Aristides; et al. (Org.). Governos Estaduais no Federalismo Brasileiro: capacidades e limitações governativas em debate. 1ª ed. Brasília: IPEA, 2014. 326p.

PIMENTEL NETO, José Geraldo. Arranjos institucionais e gestão urbana: uma análise do desenvolvimento local-regional na Região Metropolitana do Recife – o legado da copa do mundo FIFA de 2014. 259f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco. 2017.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. São Paulo: Record, 2000.

SOUZA, Celina. Federalismo e descentralização na Constituição de 1988: processo decisório, conflitos e alianças. Dados [online]. 2001, vol.44, n.3, pp. 513-560.

VAINER, Carlos Bernardo. Pátria, empresa e mercadoria: notas sobre a estratégia discursiva do planejamento estratégico urbano. In: ARABTES, O; VAINER, C; MARICATO, E. A cidade do pensamento único: desmanchando consensos. Editora Vozes, Petrópolis - RJ, 2000, p. 75-103.

Downloads

Publicado

2021-09-08

Como Citar

Pimentel Neto, J. G., & Silveira, K. C. da. (2021). O USO DO JOGO SIMCITY PARA DISCUTIR PLANEJAMENTO URBANO-REGIONAL NO ENSINO REMOTO. Revista Contexto Geográfico, 6(11), 76–87. https://doi.org/10.28998/contegeo.6i11.12505