O USO DO JOGO SIMCITY PARA DISCUTIR PLANEJAMENTO URBANO-REGIONAL NO ENSINO REMOTO

Autori

  • José Geraldo Pimentel Neto UEMASUL
  • Keilha Correia da Silveira UEMASUL

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.6i11.12505

Parole chiave:

Ensino remoto, SimCity, Planejamento urbano-regional

Abstract

O presente artigo expõe a experiência do uso de jogo digital como ferramenta didático-pedagógica para apropriação de conceitos sobre planejamento urbano-regional no ensino remoto. A discussão se apresenta a partir do projeto “SimCity: criando cidades, discutindo gestão” que utilizando o jogo digital SimCity possibilita maior apropriação teórica e prática dos conceitos a partir do processo de criação e gerenciamento de cidades virtuais que espelham problemas encontrados na realidade concreta. O projeto foi desenvolvido em duas etapas, sendo a primeira realizada nas aulas remotas na qual foi feito o debate normativo do planejamento urbano no Brasil com suas regras constitucionais, o estatuto da cidade e suas normatizações e instrumentos dentro de um plano diretor. A segunda etapa trabalhou com as simulações das cidades virtuais pelos estudantes, os quais traçaram correlações com a base teórica trabalhada nas aulas remotas e a realidade concreta das cidades em que residiam. As cidades virtuais construídas e as analises desenvolvidas pelos estudantes representaram o êxito do projeto. A maioria dos estudantes desenvolveu conhecimentos técnicos analíticos para interpretar os conceitos e as normas, tendo ainda, a grande maioria, excelente nota a partir de uma banca de avaliação.

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Pubblicato

2021-09-08

Come citare

Pimentel Neto, J. G., & Silveira, K. C. da. (2021). O USO DO JOGO SIMCITY PARA DISCUTIR PLANEJAMENTO URBANO-REGIONAL NO ENSINO REMOTO. Revista Contexto Geográfico, 6(11), 76–87. https://doi.org/10.28998/contegeo.6i11.12505