AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DO VALOR EDUCATIVO DA GEODIVERSIDADE DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ, ALAGOAS

Autores

  • Thiago Cavalcante Lins Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Bruno Ferreira Universidade Federal de Alagoas
  • Marco Túlio Mendonça Diniz Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Anderson Lucas Leopoldino da Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.7i15.14546

Palavras-chave:

Paisagem, Diversidade Abiótica, Educação

Resumo

A Paisagem, entendida como conceito chave para entendimento dos sistemas físicos, é discussão corriqueira na Geografia Física, impulsionada sobretudo pela necessidade da compreensão da sua porção abiótica, a qual, nas últimas décadas passou a ser objeto de diversos debates, fazendo assim emergir a partir do início do século XXI um leque cada vez mais amplo de estudos sobre a Geodiversidade. Dentre as suas especificidades, seu caráter multidisciplinar e integrador torna a mesma atrativa como instrumento de ensino, permitindo a compreensão da complexidade abiótica inerente às paisagens, o que a torna ferramenta bastante útil na discussão de conceitos como o de natureza e meio ambiente. Pensando nisso, o presente estudo buscou avaliar o potencial educativo da Geodiversidade do Município de Maceió, utilizando para isso avaliações semiquantitativas ponderadas, em localidades já catalogadas como Geossítios e Sítios de Geodiversidade. Desse modo, foi possível identificar os valores educativos diversos ao longo da área, com diversidade de sítios cerca de 60% apresentando valor educativo, os mesmos estão concentrados em áreas dotadas de infraestrutura para a recepção de pessoas, oferecendo múltiplas possibilidades de fazeres e abordagens no ensino. Os resultados obtidos podem fornecer informações para o estabelecimento de estratégias de ensino que podem ser desenvolvidas pelas secretarias de educação nas esferas Municipal e Estadual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Ferreira, Universidade Federal de Alagoas

Professor do Magistério Superior, Dr. em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase para a Geografia Física e Geografia Física Aplicada.

Marco Túlio Mendonça Diniz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2005), Mestrado (2008) e Doutorado (2013) em Geografia pela mesma universidade. Realizou Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe (2018). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, editor chefe da Revista de Geociências do Nordeste e pesquisador dos Grupo de Pesquisa: Geoprocessamento e Geografia Física - LAGGEF/UFRN (líder); Gestão Integrada da Zona Costeira - LAGIZC, CNPq/UECE; GEOPLAN - Geoecologia e Planejamento Territorial - CNPq/UFS; MADES - MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÃ?VEL - CNPq/IFPI; e GENAT - Grupo de Pesquisa em Gerenciamento dos Riscos e Desastres Naturais, CNPq/UFRN. Foi premiado Pesquisador Destaque da UFRN - Edição 2020 na área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. Membro do Comitê interno do PIBIC/CNPq/UFRN e do Comitê Externo do PIBIC/CNPq/UFPI. Parecerista Externo do Sistema de Bolsas da UECE. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Costeira, Paisagem Integrada e Patrimônio Geomorfológico.

Anderson Lucas Leopoldino da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Acadêmico em Geografia - Bacharelado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Colaborador no Laboratório de Geologia (LabGeo) do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA) - UFAL; Membro do Núcleo de Estudos do Quaternário do Nordeste do Brasil - NEQUAT

Referências

BRILHA, J. B. Património geológico e geoconservação: a conservação da natureza na sua vertente geológica. Braga: Palimage, 2005.

BRILHA, J. Inventory and quantitative assessment of geosites and geodiversity sites: a review. Geoheritage vol. 8, n°2, 119-134, 2016.

BRILHA, J. Geoheritage: inventories and evaluation. In: Reynard, E & Brilha, J. Geoheritage: Assessment, Protection, and Management. Amsterdam, Elsevier, Pg. 69-85, 2018.

CPRM - Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais. Mapa da Geodiversidade do Estado de Alagoas, Recife, 2014.

CUMBE, A. N. F. O Património Geológico de Moçambique: Proposta de Metodologia de Inventariação, Caracterização e Avaliação. Dissertação (Mestrado em Património Geológico), Universidade do Minho, Braga, 2007.

FERREIRA, B. Geodiversidade do estado de Pernambuco. Tese (Doutorado em Geociências), Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife, 2014.

FERREIRA, B.; LINS SILVA, T. C.; DE ARAUJO SOARES, M.; FERREIRA DOS SANTOS JÚNIOR, J. Patrimônio Geológico do Litoral da Região Metropolitana de Maceió – RMM, Estado de Alagoas, Nordeste do Brasil. Revista de Geociências do Nordeste, v. 5, n. 2, p. 108-130, 18 dez. 2019.

GRAY, M. Other nature: geodiversity and geosystem services. Environmental Conservation, vol. 38, n. 3, p. 271-274, 2010.

HJORT, J. & LUOTO, M. Geodiversity of high-latitude landscapes in northern Finland. Geomophology, n.115, p. 109-116, 2010.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Malha municipal digital do Estado de Alagoas. 2015.Disponívelem:ftp://geoftp.ibge.gov.br/organizacao_do_territorio/malhas_territoriais/malhas_municipais/municipio_2021/ . Acesso em:17/09/2021.

LIMA, F. F. Proposta metodológica para a inventariação do Patrimônio Geológico Brasileiro. Dissertação (Mestrado em Patrimônio Geológico), Universidade do Minho, Braga, 2008.

LIMA, F. F.; BRILHA, J. B.; SALAMUNI, E. Inventorying geological heritage in large territories: a methodological proposal applied to Brazil. Geoheritage, vol. 2, P. 91-99, 2010.

SHARPLES, C. A Methodology for the Identification, of Significant Landforms and Geological Sites for Geoconservation Purposes. Forestry Commission, Tasmania, 1993.

SILVA, T. C. L.; FERREIRA, B. Levantamento dos principais aspectos da geodiversidade do município de Maceió, Estado de Alagoas, nordeste do Brasil. In: PEREZ-FILHO, A. P. Os Desafios da Geografia Física na Fronteira do Conhecimento: XVII SBGFA e I CNGF, Campinas: Instituto de Geociências da UNICAMP, 2017.

SILVA, T. C. L.; FERREIRA, B. Levantamento da geodiversidade do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú Manguaba, Região Metropolitana de Maceió, Estado de Alagoas, Nordeste do Brasil. Anais do XII Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2018. Disponível em:<http://www.sinageo.org.br/2018/trabalhos/5/5-295-2179.html.>Acesso em: 05 de set. 2019.

SILVA, T. C. L. Geodiversidade do município de Maceió: possibilidades didáticas no ensino de Geografia Física. 2019, 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente – IGDEMA, da Universidade Federal de Alagoas, 2019.

Downloads

Publicado

2023-01-13

Como Citar

Silva, T. C. L., Ferreira, B., Diniz, M. T. M., & Silva, A. L. L. da . (2023). AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DO VALOR EDUCATIVO DA GEODIVERSIDADE DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ, ALAGOAS. Revista Contexto Geográfico, 7(15), 60–72. https://doi.org/10.28998/contegeo.7i15.14546