TEORIA E METODOLOGIA EM GEOGRAFIA URBANA

Autores

  • Profa. Maria Adélia de Souza Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.8i16.15826

Palavras-chave:

Geografia, Teoria e metodologia, Planejamento

Resumo

Esta reedição do texto destinada a seção Contextos Clássicos da Revista Contexto Geográfico foi reproduzida na íntegra e, portanto, não contém o item Resumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Profa. Maria Adélia de Souza, Universidade de São Paulo (USP)

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1962), Diploma de Estudos Superiores em Estudos Econômicos e Políticos orientado por Celso Furtado, na Universidade de Paris (1967) e Doutorado em Geografia pela Universidade de Paris I (1975), orientada, inicialmente, por Pierre Monbeig e, posteriormente, por Michel Rochefort; ambos os títulos reconhecidos pela USP. Tem experiência nas áreas de Geografia, lidando com os seguintes temas: Epistemologia da Geografia, Usos do Território Brasileiro em distintas escalas geográficas, Desigualdades e Perversidades Socioespaciais no Brasil, destacando os temas da Fome, do Sistema de Justiça, do Sistema Único de Saúde, do Sistema Eleitoral e a Formação territorial Brasileira, das questões regionais, locais, urbanas e metropolitanas. Estuda o Estado de São Paulo e a cidade de São Paulo há mais de meio século; e, tem experiencia na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Teoria do Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento Territorial (urbano e regional), Cidadania, Lugar e Política e Desenvolvimento Urbano, tendo sempre lecionado essa disciplina no Departamento de Geografia da USP. Participou da elaboração da I Política Nacional de Desenvolvimento Urbano do Brasil, coordenou as primeiras políticas de desenvolvimento urbano e regional e a de descentralização e desconcentração industrial do Estado de São Paulo, coordenou a elaboração de Planos de Governo para a cidade de São Paulo e para o Estado de São Paulo. É Doutora Honoris Causa de universidades brasileiras e, em 2018, foi considerada uma das mulheres pioneiras da Ciência Brasileira pelo CNPq. Recebeu o I Prêmio de Francofonia, em Urbanismo, da Academia de Paris e Fundação França e ocupou a Cátedra de Direitos Humanos da universidade Católica de Lyon, na França Tem vários livros publicados sobre a questão metropolitana e planejamento urbano.

Referências

Esta reedição do texto destinada a seção Contextos Clássicos da Revista Contexto Geográfico foi reproduzida na íntegra e, portanto, não contém o item Referências.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-08-13

Como Citar

Souza, M. A. A. de. (2023). TEORIA E METODOLOGIA EM GEOGRAFIA URBANA. Revista Contexto Geográfico, 8(16), 1–7. https://doi.org/10.28998/contegeo.8i16.15826

Edição

Seção

Contextos Clássicos