TEORIA E METODOLOGIA EM GEOGRAFIA URBANA

Auteurs-es

  • Maria Adélia Aparecida de Souza Universidade de São Paulo (USP)

DOI :

https://doi.org/10.28998/contegeo.8i16.15826

Mots-clés :

Geografia, Teoria e metodologia, Planejamento

Résumé

Esta reedição do texto destinada a seção Contextos Clássicos da Revista Contexto Geográfico foi reproduzida na íntegra e, portanto, não contém o item Resumo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Maria Adélia Aparecida de Souza, Universidade de São Paulo (USP)

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1962), Diploma de Estudos Superiores em Estudos Econômicos e Políticos orientado por Celso Furtado, na Universidade de Paris (1967) e Doutorado em Geografia pela Universidade de Paris I (1975), orientada, inicialmente, por Pierre Monbeig e, posteriormente, por Michel Rochefort; ambos os títulos reconhecidos pela USP. Tem experiência nas áreas de Geografia, lidando com os seguintes temas: Epistemologia da Geografia, Usos do Território Brasileiro em distintas escalas geográficas, Desigualdades e Perversidades Socioespaciais no Brasil, destacando os temas da Fome, do Sistema de Justiça, do Sistema Único de Saúde, do Sistema Eleitoral e a Formação territorial Brasileira, das questões regionais, locais, urbanas e metropolitanas. Estuda o Estado de São Paulo e a cidade de São Paulo há mais de meio século; e, tem experiencia na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Teoria do Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento Territorial (urbano e regional), Cidadania, Lugar e Política e Desenvolvimento Urbano, tendo sempre lecionado essa disciplina no Departamento de Geografia da USP. Participou da elaboração da I Política Nacional de Desenvolvimento Urbano do Brasil, coordenou as primeiras políticas de desenvolvimento urbano e regional e a de descentralização e desconcentração industrial do Estado de São Paulo, coordenou a elaboração de Planos de Governo para a cidade de São Paulo e para o Estado de São Paulo. É Doutora Honoris Causa de universidades brasileiras e, em 2018, foi considerada uma das mulheres pioneiras da Ciência Brasileira pelo CNPq. Recebeu o I Prêmio de Francofonia, em Urbanismo, da Academia de Paris e Fundação França e ocupou a Cátedra de Direitos Humanos da universidade Católica de Lyon, na França Tem vários livros publicados sobre a questão metropolitana e planejamento urbano.

Références

Esta reedição do texto destinada a seção Contextos Clássicos da Revista Contexto Geográfico foi reproduzida na íntegra e, portanto, não contém o item Referências.

Fichiers supplémentaires

Publié-e

2023-08-13

Comment citer

Souza, M. A. A. de. (2023). TEORIA E METODOLOGIA EM GEOGRAFIA URBANA. Revista Contexto Geográfico, 8(16), 1–7. https://doi.org/10.28998/contegeo.8i16.15826

Numéro

Rubrique

Contextos Clássicos