ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DO ESTUDO INTEGRADO DA PAISAGEM: AULA PRÁTICA DE CAMPO NO AGRESTE SERGIPANO
DOI:
https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.18.16849Palavras-chave:
Estudo da Paisagem, Agreste Sergipano, Domo de Itabaiana, Aula de CampoResumo
Para entender como se deu a origem das paisagens que são observadas na atualidade é preciso recorrer aos acontecimentos passados estabelecendo assim uma reconstrução paleoambiental. Os aspectos paisagísticos de Sergipe compõem quadros complexos e diversos. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo analisar o agreste sergipano tendo a paisagem do Domo de Itabaiana seu recorte espacial para estudo de caso a partir da perspectiva integrada, em que diferentes aspectos estão envolvidos nas transformações da paisagem, além de propor uma abordagem de ensino em que a teoria e a prática estejam conectadas procurando compreender as singularidades dessa área de transição. Para realizar uma análise da paisagem, foi feito pesquisa de campo e aprofundamento teórico de autores que discorrem sobre este tema. Com a finalidade de assegurar o (re)conhecimento e a articulação teórico-prática no ensino de Geografia.
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