ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DO ESTUDO INTEGRADO DA PAISAGEM: AULA PRÁTICA DE CAMPO NO AGRESTE SERGIPANO
DOI:
https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.18.16849Palabras clave:
Estudo da Paisagem, Agreste Sergipano, Domo de Itabaiana, Aula de CampoResumen
Para entender como se deu a origem das paisagens que são observadas na atualidade é preciso recorrer aos acontecimentos passados estabelecendo assim uma reconstrução paleoambiental. Os aspectos paisagísticos de Sergipe compõem quadros complexos e diversos. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo analisar o agreste sergipano tendo a paisagem do Domo de Itabaiana seu recorte espacial para estudo de caso a partir da perspectiva integrada, em que diferentes aspectos estão envolvidos nas transformações da paisagem, além de propor uma abordagem de ensino em que a teoria e a prática estejam conectadas procurando compreender as singularidades dessa área de transição. Para realizar uma análise da paisagem, foi feito pesquisa de campo e aprofundamento teórico de autores que discorrem sobre este tema. Com a finalidade de assegurar o (re)conhecimento e a articulação teórico-prática no ensino de Geografia.
Descargas
Citas
BERTRAND, Claude & BERTRAND, Georges. O sistema GTP (Geossistema, Território,
Paisagem) O retorno do Geográfico? (cap. IV). In: Uma geografia transversal e de
travessias: o meio ambiente através dos territórios e das temporalidades. Organizador:
Messias Modesto dos Passos. Maringá: Ed. Massoni, 2009. 360p.
BERTRAND, G. Paisagem E Geografia Física Global. Esboço Metodológico. R. RA'EGA.
Editora UFPR: Curitiba, n. 8, p. 141-152, 2004.
CARVALHO, L. M. de. Geodiversidade do estado de Sergipe. Programa Geologia do Brasil.
Levantamento da Geodiversidade. ISBN 978-85-7499-137-5. CPRM: Salvador, 2017. 153 p.
CAVALCANTI, L. C. S. Cartografia de paisagens: fundamentos. São Paulo. Oficina de Textos,
Recife, Pernambuco. 24 a 27 de outubro de 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia saberes necessários à prática educativa. 69.ed,
Rio de Janeiro, PAZ &TERRA, 2021.
ICMBIO. Plano de Manejo: Parque Nacional Serra de Itabaiana. Disponível em:
https://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/plano-demanejo/dcom_plano_de_manejo_Parna_Serra_de_Itabaiana.pdf. Acesso em: 20 mai. 2022.
MENDONÇA, Francisco; OLIVEIRA, Inês Moresco Danni. Climatologia noções básicas e
climas do Brasil. 4ª ed. São Paulo, Oficina de textos, 2019.
SANTOS, R. S. LIRA, D. R. de; PINTO, J. E. S. de S. Seções - tipo e representação das
paisagens no alto sertão sergipano, nordeste brasileiro. In: Archimedes Perez Filho; Raul Reis
Amorim. (Org.). Os Desafios da Geografia Física na Fronteira do Conhecimento.
ed.Campinas: INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS - UNICAMP, 2017, v. 1, p. 5802-5810.
SANTOS, R. S.; LIRA, D. R.; SANTOS, C. A. SEÇÕES-TIPO E REPRESENTAÇÃO
INTEGRADA DAS PAISAGENS NO ESTADO DE SERGIPE. Revista Contexto Geográfico,
v. 3, p. 67-74, 2018.
SANTOS, R. S.; MACHADO, C. S.; SANTOS, C. A.; LIRA, D. R. Mapeamento geomorfológico
da folha SC-24-Z-B-IV - Aracaju, através de aplicações geotecnológicas. Revista Equador, v.
, p. 309-315, 2015.
TAVARES, K. C. O.; SANTOS, R. S.; LIRA, D. R.; SANTOS, C. A. Mapeamento
geomorfológico preliminar da área do agreste sergipano a partir de aplicações
geotecnológicas. In: XI SINAGEO - Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2016, Maringá /
PR. ANAIS DO 11 SINAGEO, 2016.
TEIXEIRA, W. et al. Decifrando A Terra. 2 ed. São Paulo, Brasil. Editora Nacional, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Os Autores dos trabalhos aceitos para publicação na revista CONTEXTO GEOGRÁFICO devem concordar com os termos a seguir: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional; b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online;e c) Considerando que o acesso a revista é público, os artigos publicados são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.