DESCOBRINDO A COSTA DA BAHIA: CRIAÇÃO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL DE INFORMAÇÕES COSTEIRAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.18.16883

Palavras-chave:

Tecnologias, Geografia escolar, Clima, Zona costeira, Bahia

Resumo

Este projeto vem sendo desenvolvido na modalidade de Projeto de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico, com o apoio do Instituto Federal da Bahia e do Conselho Nacional de Pesquisa. Objetiva criar uma plataforma com dados da Zona Costeira, inicialmente contemplando informações do Estado da Bahia. Atualmente, contempla dados climáticos, de marés e ondas, que datam de 1990 a 2022. Para tanto, conta com a pesquisa bibliográfica, documental e cartográfica sobre o tema, tendo em vista, que a zona costeira é dinamicamente equilibrada pela interação entre as forças naturais, e também a intervenção humana através do uso e ocupação do solo. Dessa forma, espera-se contribuir, agregando informações mais precisas sobre a estrutura morfodinâmica do Estado, que possui uma costa extensa, alvo de interesse turístico e imobiliário, auxiliando professores, estudantes e interessados no tema, de forma didática e simplificada, e na formação profissional qualificada do(a) professor(a) de Geografia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Da Silva Santana, Graduação em andamento em Licenciatura em Geografia. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA, IFBA, Brasil.

Graduação em Licenciatura em Geografia no Instituto Federal da Bahia (IFBA - Campus Salvador). Foi bolsista iniciação à docência através do PIBID (2018-2020) e RP (2020-2021); Iniciação Científica, através do PIBIC IFBA (2021-2022), vinculada ao Grupo de Pesquisa Geopráxis " A Prática do Ensino e Investigação em Geografia", onde desenvolveu pesquisa sobre Agroecologia e Assentamentos rurais. Integra o Grupo de Pesquisa Terra Mar "Estudos da Interface Litorânea - Agrária", e foi bolsista (PIBITI) no periodo de 2022-2023, desenvolvendo pesquisa sobre a Zona Costeira da Bahia, pela vertente climática. Integra o Conselho Editorial da Revista Discente Situação Geográfica. Também participa como voluntária no Grupo de Pesquisa GeografAR - A Geografia dos Assentamentos Rurais |UFBA.. Integra o Coletivo GeografAR, na organização de atividades.extracurriculares, acadêmico, e culturais. (Texto informado pelo autor)

Plínio Martins Falcão, Departamento de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Salvador.

Possui graduação em Geografia e Especialização em Desenho Ambiental e Urbano pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Mestrado em Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Doutorado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Departamento de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Salvador, na área de Geografia Física. Coordenador dos Laboratórios de Geografia do IFBA-Salvador. Pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa Terra&Mar (IFBA / CNPq). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em geologia e geomorfologia de zonas costeiras. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Geografia Física; Geomorfologia Costeira; Geografia do Litoral; Sistemas costeiros; Poluição marinha e costeira; Alterações climáticas e saúde; Cidades. Possui interesse especial na costa norte-nordeste brasileira a partir dos seguintes temas: (i) impactos das mudanças climáticas sobre os eventos extremos oceanográficos; (ii) poluição marinha e costeira.

Referências

AB’SÁBER, A.N. Fundamentos da Geomorfologia Costeira do Brasil Atlântico Inter e Subtropical. In: Brasil: AB’SÁBER, A.N. Brasil: paisagens de exceção. O litoral e o Pantanal mato-grossense, patrimônios básicos. Cotia: Ateliê Editorial, 2006.

AB’SÁBER, A.N. Fundamentos da Geomorfologia Costeira do Brasil Atlântico Inter e Subtropical. Revista Brasileira de Geomorfologia, v.1, n.1, p.27-43, 2000.

HETKOWSKI, T.M.; PEREIRA, I.B.; NASCIMENTO, F.S.;PEREIRA, T.R.D.S. Geotecnologias e as TIC no entendimento do espaço: uma experiência formativa na Educação Básica. In: PORTUGAL, J.F.; OLIVEIRA, S.S.; PEREIRA, T.R.D.S. (Orgs.) Geografias e linguagens: concepções, pesquisas e experiências formativas. Curitiba: CRV, 2013.

MIZUKAMI, M.G.N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: E.P.U., 1992.

MUEHE, D. A geomorfologia costeira e seu aperfeiçoamento para a geografia costeira e marinha. Revista Brasileira de Geografia , v. 63, n. 1, pág. 29–59, 2018.

MUEHE, D. Estado morfodinâmico praial no instante da observação: uma alternativa de identificação. São Paulo, Revista Brasileira de Oceanografia, 46 (2): 157-169, 1998.

NICOLODI, J.L.; ZAMBONI, A. Gestão Costeira. In: Ademilson Zamboni & Joao Luiz Nicolodi (org.), Macrodiagnóstico da Zona Costeira e Marinha do Brasil. Ministério do Meio Ambiente, Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental. Brasília. DF, Brasil, 2008. ISBN: 9788577381128.

PBMC, 2016: Impacto, vulnerabilidade e adaptação das cidades costeiras brasileiras às mudanças climáticas. Relatório Especial do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas [Marengo, J.A., Scarano, F.R. (Eds.)]. PBMC, COPPE - UFRJ. Rio de Janeiro, Brasil. 184 p. ISBN: 978-85-285-0345-6.

SILVEIRA, J.D. Morfologia do Litoral. In: AZEVEDO, A. Brasil. A Terra e o homem. As bases físicas. v.1. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1964.

TESSLER, M.G.; CAZZOLI Y GOYA, S. Processos costeiros condicionantes do litoral brasileiro. Revista do Departamento de Geografia, 17, p.11-23, 2005.

Downloads

Publicado

2024-02-22

Como Citar

Da Silva Santana, L. ., Borges Coelho, J., & Martins Falcão, P. . (2024). DESCOBRINDO A COSTA DA BAHIA: CRIAÇÃO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL DE INFORMAÇÕES COSTEIRAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Contexto Geográfico, 9(18), 428 – 439. https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.18.16883

Edição

Seção

V Simpósio de Geografia Física do Nordeste