DESCOBRINDO A COSTA DA BAHIA: CRIAÇÃO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL DE INFORMAÇÕES COSTEIRAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.18.16883

Palabras clave:

Tecnologias, Geografia escolar, Clima, Zona costeira, Bahia

Resumen

Este projeto vem sendo desenvolvido na modalidade de Projeto de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico, com o apoio do Instituto Federal da Bahia e do Conselho Nacional de Pesquisa. Objetiva criar uma plataforma com dados da Zona Costeira, inicialmente contemplando informações do Estado da Bahia. Atualmente, contempla dados climáticos, de marés e ondas, que datam de 1990 a 2022. Para tanto, conta com a pesquisa bibliográfica, documental e cartográfica sobre o tema, tendo em vista, que a zona costeira é dinamicamente equilibrada pela interação entre as forças naturais, e também a intervenção humana através do uso e ocupação do solo. Dessa forma, espera-se contribuir, agregando informações mais precisas sobre a estrutura morfodinâmica do Estado, que possui uma costa extensa, alvo de interesse turístico e imobiliário, auxiliando professores, estudantes e interessados no tema, de forma didática e simplificada, e na formação profissional qualificada do(a) professor(a) de Geografia.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Larissa Da Silva Santana, Graduação em andamento em Licenciatura em Geografia. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA, IFBA, Brasil.

Graduação em Licenciatura em Geografia no Instituto Federal da Bahia (IFBA - Campus Salvador). Foi bolsista iniciação à docência através do PIBID (2018-2020) e RP (2020-2021); Iniciação Científica, através do PIBIC IFBA (2021-2022), vinculada ao Grupo de Pesquisa Geopráxis " A Prática do Ensino e Investigação em Geografia", onde desenvolveu pesquisa sobre Agroecologia e Assentamentos rurais. Integra o Grupo de Pesquisa Terra Mar "Estudos da Interface Litorânea - Agrária", e foi bolsista (PIBITI) no periodo de 2022-2023, desenvolvendo pesquisa sobre a Zona Costeira da Bahia, pela vertente climática. Integra o Conselho Editorial da Revista Discente Situação Geográfica. Também participa como voluntária no Grupo de Pesquisa GeografAR - A Geografia dos Assentamentos Rurais |UFBA.. Integra o Coletivo GeografAR, na organização de atividades.extracurriculares, acadêmico, e culturais. (Texto informado pelo autor)

Plínio Martins Falcão, Departamento de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Salvador.

Possui graduação em Geografia e Especialização em Desenho Ambiental e Urbano pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Mestrado em Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Doutorado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Departamento de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Salvador, na área de Geografia Física. Coordenador dos Laboratórios de Geografia do IFBA-Salvador. Pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa Terra&Mar (IFBA / CNPq). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em geologia e geomorfologia de zonas costeiras. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Geografia Física; Geomorfologia Costeira; Geografia do Litoral; Sistemas costeiros; Poluição marinha e costeira; Alterações climáticas e saúde; Cidades. Possui interesse especial na costa norte-nordeste brasileira a partir dos seguintes temas: (i) impactos das mudanças climáticas sobre os eventos extremos oceanográficos; (ii) poluição marinha e costeira.

Citas

AB’SÁBER, A.N. Fundamentos da Geomorfologia Costeira do Brasil Atlântico Inter e Subtropical. In: Brasil: AB’SÁBER, A.N. Brasil: paisagens de exceção. O litoral e o Pantanal mato-grossense, patrimônios básicos. Cotia: Ateliê Editorial, 2006.

AB’SÁBER, A.N. Fundamentos da Geomorfologia Costeira do Brasil Atlântico Inter e Subtropical. Revista Brasileira de Geomorfologia, v.1, n.1, p.27-43, 2000.

HETKOWSKI, T.M.; PEREIRA, I.B.; NASCIMENTO, F.S.;PEREIRA, T.R.D.S. Geotecnologias e as TIC no entendimento do espaço: uma experiência formativa na Educação Básica. In: PORTUGAL, J.F.; OLIVEIRA, S.S.; PEREIRA, T.R.D.S. (Orgs.) Geografias e linguagens: concepções, pesquisas e experiências formativas. Curitiba: CRV, 2013.

MIZUKAMI, M.G.N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: E.P.U., 1992.

MUEHE, D. A geomorfologia costeira e seu aperfeiçoamento para a geografia costeira e marinha. Revista Brasileira de Geografia , v. 63, n. 1, pág. 29–59, 2018.

MUEHE, D. Estado morfodinâmico praial no instante da observação: uma alternativa de identificação. São Paulo, Revista Brasileira de Oceanografia, 46 (2): 157-169, 1998.

NICOLODI, J.L.; ZAMBONI, A. Gestão Costeira. In: Ademilson Zamboni & Joao Luiz Nicolodi (org.), Macrodiagnóstico da Zona Costeira e Marinha do Brasil. Ministério do Meio Ambiente, Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental. Brasília. DF, Brasil, 2008. ISBN: 9788577381128.

PBMC, 2016: Impacto, vulnerabilidade e adaptação das cidades costeiras brasileiras às mudanças climáticas. Relatório Especial do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas [Marengo, J.A., Scarano, F.R. (Eds.)]. PBMC, COPPE - UFRJ. Rio de Janeiro, Brasil. 184 p. ISBN: 978-85-285-0345-6.

SILVEIRA, J.D. Morfologia do Litoral. In: AZEVEDO, A. Brasil. A Terra e o homem. As bases físicas. v.1. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1964.

TESSLER, M.G.; CAZZOLI Y GOYA, S. Processos costeiros condicionantes do litoral brasileiro. Revista do Departamento de Geografia, 17, p.11-23, 2005.

Publicado

2024-02-22

Cómo citar

Da Silva Santana, L. ., Borges Coelho, J., & Martins Falcão, P. . (2024). DESCOBRINDO A COSTA DA BAHIA: CRIAÇÃO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL DE INFORMAÇÕES COSTEIRAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Contexto Geográfico, 9(18), 428 – 439. https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.18.16883

Número

Sección

V Simpósio de Geografia Física do Nordeste