UMA REFLEXÃO SOBRE A CARÊNCIA DOS ESTUDOS GEOMORFOLÓGICOS NA REGIÃO NORTE DO BRASIL

Autores

  • Gabriela Mendonça Silva UFAM
  • André Campos Alves Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.20.17658

Palavras-chave:

Geomorfologia;, Produção científica;, Região Norte.

Resumo

A geomorfologia é um ramo do conhecimento científico que tem como principal objetivo o estudo dos processos e formas da paisagem geomórfica. O presente trabalho visa evidenciar a carência de estudos geomorfológicos na região Norte, destacando suas lacunas na produção científica brasileira. No procedimento metodológico, optou-se pela catalogação dos trabalhos geomorfológicos das universidades estaduais e federais do Norte do Brasil, utilizando as plataformas de repositório de teses e dissertações em Geografia de cada instituição, assim como, o repositório da Capes. Pôde-se constatar o baixo quantitativo das universidades nortistas na produção de geomorfologia, destacando-se os programas da UFRR e UFPA. No entanto, a maior produção brasileira sobre a região corresponde aos programas de pós-graduação do Sudeste, fora do âmbito geográfico. A partir disso, nota-se que os geógrafos físicos da região Norte têm contribuído para a baixa produtividade na produção de trabalhos geomorfológicos, permitindo que outros profissionais, inclusive de outras regiões do Brasil, explorem o tema. Recomenda-se um maior estímulo à produção científica geomorfológica na região Norte, considerando a importância da região, especialmente por abrigar parte significativa da Amazônia. A utilização de imagens de satélite e o avanço tecnológico foram destacados como facilitadores para pesquisas remotas na região, apesar dos reais desafios logísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Campos Alves, Universidade Federal do Amazonas

Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas (2014); Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (2017); Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (2019); Aluno do Programa de Pós-Graduação em Geografia, na modalidade doutorado, da Universidade Federal do Amazonas; Atua no âmbito do Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informações Geográficas, Geoprocessamento, Geografia Física, com ênfase em Geomorfologia, Geomorfologia Fluvial, Solos.

Referências

BRASIL. Catálogo de Teses e Dissertações. Disponível em: <https://sucupira-beta.capes.gov.br/sucupira4/>. Acesso em: 2 de janeiro de 2024.

BRASIL. Plataforma Sucupira. Disponível em: <https://sucupira-beta.capes.gov.br/sucupira4/>. Acesso em: 02 de janeiro de 2024.

CASSETI, E. Elementos de Geomorfologia, Goiânia: Editora UFG, 1994.

SALGADO, A. A. R.; OLIVA, A. Considerações epistemológica em torno da pesquisa em Geomorfologia: do projeto ao artigo científico. In: CARVALHO JÚNIOR, O. A.; GOMES, M. G. V.; GUIMARÃES, R. F.; GOMES, R. A. T. (Orgs.) Revisões de Literatura da Geomorfologia Brasileira, Brasília, Editora: UnB, 2022. p. 1-23.

SALGADO, A. A. R.; LIMOEIRO, B. F. Geomorfologia Brasileira: panorama geral da produção nacional de alto impacto no quinquênio entre 2011-2015. Revista Brasileira de Geomorfologia, v. 18, n. 1, p. 225- 236, 2017.

SUERTEGARAY, D. M. A.; NUNES, J. O. R. A natureza da Geografia Física na Geografia. Terra Livre, v. 2, n. 17, p. 11–24, 2001.

VITTE, A. C. Da ciência da morfologia à geomorfologia geográfica: Uma contribuição à história do pensamento geográfico. Mercator - Revista de Geografia da UFC, n. 13, p.113- 120, 2008.

VITTE, A. C. Breves considerações sobre a história da geomorfologia geográfica no Brasil. Geo UERJ, v.1, n .21, p. 1- 19, 2010.

VITTE, A. C. A construção da Geomorfologia no Brasil. Revista Brasileira de Geomorfologia, v. 12, n. 3, p. 91-108, 2011.

Downloads

Publicado

2024-09-03

Como Citar

Gabriela Mendonça Silva, & Alves, A. C. (2024). UMA REFLEXÃO SOBRE A CARÊNCIA DOS ESTUDOS GEOMORFOLÓGICOS NA REGIÃO NORTE DO BRASIL. Revista Contexto Geográfico, 9(20), 01–12. https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.20.17658

Edição

Seção

Dossiê Amazônia, mudanças e realidades contemporâneas